Uma sociedade empresarial pode acabar por morte, retirada ou exclusão de sócios. Dissolvê-la, não raro,…
O que é valuation e porque você deve considerar isso em sua empresa
Se você está buscando um investidor, o que ele certamente vai querer saber sobre sua empresa? O valor das cotas. Agora, se você pretende vender seu negócio, o potencial comprador desejará conhecer o quê? O valor da sua empresa. Se seu sócio está de saída e vai vender as cotas, sobre o que necessariamente vocês terão de conversar? Sim, sobre o valor da parte dele. Se deseja valorizar sua empresa no mercado, claro, que também precisará conhecer o valor atual dela. Mas se está buscando investimento junto a uma instituição financeira, será necessário provar a liquidez da empresa, e o valor do negócio pode ajudar nisso.
Acho que até aqui já foi possível demonstrar que saber quanto vale uma empresa é indispensável em muitas situações. Agora, finalmente, a última pergunta: qual é o meio de responder sobre o valor de uma empresa? Esse meio é o Valuation, processo para calcular o valor de qualquer negócio ou ativo. O significado do termo valuation em português é avaliação de empresas, valoração de empresas, ou arbitragem do valor econômico e financeiro do negócio.
Nesse artigo vamos te explicar exatamente o que é valuation de uma empresa, como esse se realiza esse cálculo e tratar sobre a importância dessa valoração para potencializar os resultados da sua empresa.
Como calcular o valuation?
Calcula-se o valuation de uma empresa a partir de métodos próprios para isso, afinal, existe uma maneira de fazer cada coisa. A equação de segundo grau serve para achar a incógnita de uma sentença; a matemática financeira tem cálculos mais apurados para controlar seu dinheiro e os métodos de valuation desenham o percurso mais seguro para se saber quanto vale a sua empresa.
O mais conhecido deles é o Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow – DCF),cuja lógica é muito interessante. Ele atribui o valor pelo potencial da empresa em gerar riqueza no futuro, já com desconto do custo do capital. Esse cálculo considera a taxa de crescimento da empresa e a realidade do mercado com muito rigor. Outro destaque dele é a capacidade de gerar indicadores de valorização para a empresa. Assim, aplica-se o DCF a empresas saudáveis e lucrativas que dispõem de informações para oferecer ao avaliador.
Valuation por múltiplos e transações comparadas
Normalmente, o valuation também é enriquecido com o uso de outros métodos como o de Múltiplos e o de Transações comparadas.
O valuation por múltiplos calcula o valor por comparação entre empresas. Desse modo, o avaliador escolhe um indicador como múltiplo e um grupo de empresas compatíveis com o negócio em valoração. Então, divide o valor das empresas pelo indicador para encontrar o fator de multiplicação que deve servir de base para o valuation. Opera-se normalmente com o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por ser muito próprio para comparações. Nesse caso, se o grupo de empresas vale 7 vezes o seu Ebitda, por exemplo, a empresa valorada será avaliada em 7 vezes o seu próprio Ebitda.
Já o valuation por transações comparadas baseia-se no valor de venda de empresas compatíveis, normalmente, obtidos em bolsa de valores e no próprio know-how do avaliador.
Esses métodos são usados separadamente ou associados para dar mais segurança ao valuation.
Aplicação dos métodos de Business Valuation
Mas a aplicação desses cálculos requer bastante conhecimento de finanças e expertise. Um bom diálogo com seu contador vai te ajudar, mas se ele não tiver conhecimentos técnicos de valuation não é indicado para resolver isso. Afinal, um erro de cálculo pode impactar seu valor em milhares de reais. Além disso, o avaliador precisa saber de quais premissas partir, por exemplo, o faturamento é um indicador financeiro que não representa a realidade das empresas, mas, muita gente, ainda acha uma boa calcular o valuation a partir dele. Então, fique atento a isso, e procure um especialista para conduzir o valuation para você e não corra risco em um assunto tão delicado, quanto é o valor da sua empresa.
Quanto ao modelo ideal de trabalho para um valuation, dá para dizer que é aquele que considera a realidade da sua empresa. Logo, planilhas padronizadas ou modelos prontos de valuation não vão te oferecer isso. Prefira consultorias para as quais as especificidades do seu negócio sejam relevantes.
Qual o objetivo do valuation?
O objetivo de vender a empresa é o que mais motiva a realização do valuation. Conhecer o valor facilita muito a apresentação da empresa ao investidor e a negociação em si mesma. Afinal, a pergunta mais comum em processos de aquisição é algo do tipo: “Com base em que você quer esse valor?”.
Outro motivo bastante comum para o valuation é a entrada ou a saída de um sócio. Conhecer o valor das cotas é muito importante para começar o relacionamento empresarial com equidade ou para evitar um processo de judicialização entre as partes, no caso da separação.
Mas, de acordo com Dejair Baptista de Paula Junior, sócio-diretor da D&R Negócios e especialista em valuation, existem outros motivos para realizar o cálculo.
O laudo de avaliação citado por Dejair Baptista é o documento que registra todo o processo do valuation, incluindo, claro, o valor da empresa. O especialista lembra ainda que o valuation também é um instrumento para calcular o valor dos ativos da empresa separadamente.
Desse modo, o cálculo do valor da empresa e de seus ativos te ajudam a tomar decisões mais estratégicas.
Conclusão
Neste artigo procuramos explicar o que é valuation de uma empresa e porque é importante pensar sobre esse processo de avaliação econômico-financeira de um negócio. Mostramos que ele possui muitas aplicações, dentre as quais estão fusões e aquisições, entrada e saída de sócios. Tratamos também dos métodos adequados para se fazer o cálculo do valor da empresa. Espero que você tenha aproveitado. Conte conosco para buscar mais informações e aprofundar esse tema tão relevante para você tomar decisões ainda mais estratégicas para a sua empresa!
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