O EBITDA é um indicador financeiro muito importante no mercado de fusões e aquisições e…
O caso Ingaflex e a enorme surpresa com o valor de seus ativos intangíveis

Você sabe quanto valem seus ativos intangíveis? A resposta a essa pergunta pode surpreendê-lo . O valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa geralmente é maior do que o valor de seu patrimônio líquido. Isso é a representação da riqueza efetiva da empresa. Essa pode ser uma das maiores surpresas da avaliação de empresas (valuation) para o empresário.
Um caso típico para demonstrar isso é uma empresa avaliada pela D&R Negócios. Seus ativos tangíveis, entre equipamentos, móveis e instalações, valiam aproximadamente 24% do valor total da empresa. Já seus ativos intangíveis correspondiam a 76% de quanto ela vale.
Ativos intangíveis envolvem inúmeros componentes como: a qualidade da carteira de clientes (e sua fidelidade) e de fornecedores, os contatos já estabelecidos com públicos-alvo, os contratos firmados; reputação da empresa, reconhecimento e valor da marca, a qualidade do corpo gerencial e dos recursos humanos, know how. Além disso, a experiência de mercado e também a equipe de trabalho, cuja qualidade impacta imensamente o desempenho de qualquer empresa, entre outros intangíveis. É importante cultivá-los e fundamental perceber quanto eles valem.
Você já pensou que esse também pode ser o caso de sua empresa? Pois é, e para o empresário é fundamental reconhecer esse cenário para perceber melhor o potencial de sua empresa. O primeiro passo a ser feito é a avaliação de empresa.
A importância da Avaliação de Empresa – você sabe quanto seu ativos intangíveis valem?
O empresário naturalmente percebe se sua empresa está lucrativa ou se não está; mas não necessariamente sabe o valor da empresa. Por isso a importância da avaliação de empresa. Os empresários são excelentes em vender o seu produto ou serviço, em administrar recursos e finanças. Porém, não necessariamente sabem avaliar a empresa. Isso porque a mensuração de quanto vale a empresa requer o domínio de metodologias próprias e um nível de imparcialidade em relação aos seus próprios números; para evitar que o envolvimento pessoal prejudique a objetividade da análise.
De acordo com nosso cliente Douglas Scomparin, o empresário naturalmente conhece sua empresa, mas não necessariamente sabe quanto ela vale. Contudo conhecer o valor da empresa é essencial para o empresário conhecer o potencial de seu negócio. Para saber se posicionar em operações de compra e venda de empresas, e até mesmo reconhecer o posicionamento de sua empresa no mercado. E, nesse sentido, pode ser beneficiado por metodologias próprias que o ajudem a reconhecer o valor da empresa. Tomar conhecimento do potencial deles pode até dar-lhe novo ânimo, como aconteceu, por exemplo, com o próprio Scomparin. Mudou sua estratégia e aumentou o valor de sua empresa a partir do valuation, como você lerá na sequência deste texto.
Você sabe como fazer sua empresa valer mais no mercado?
Outro aspecto fundamental ao empresário é perceber quais melhorias na empresa poderiam aumentar seu valor de mercado. Essa também não é uma tarefa fácil. Primeiro porque nem sempre o empresário tem o know-how sobre o que observar ou podem lhe faltar parâmetros de comparação para a análise. Pela sua própria metodologia, a avaliação econômico-financeira reflete pontos estratégicos da empresa. Além disso, a experiência do avaliador e, especialmente, seu contato com diversas outras realidades, lhe oferece parâmetros para perceber pontos operacionais, comerciais, financeiros e de marketing capazes de otimizar o crescimento da empresa. Logo, melhorar seu valor.
O empresário Douglas Scomparin, proprietário da Ingáflex, é um exemplo de como a avaliação de empresa pode dar caminhos para o empresário fazer o negócio valer mais:
“Após o resultado que a D&R nos passou, mudamos completamente a empresa. Quando vi o valor da minha empresa no mercado e o quanto ela poderia melhorá-lo, fiquei muito motivado a continuar investindo nela. Então para mim a utilidade foi muito grande, foi fundamental, porque mudou completamente a minha visão estratégica como proprietário. Abriu horizontes sobre pontos a serem melhorados e me motivou a fazer essas melhorias, em quase todas as áreas da minha empresa. Com isso nós tivemos um aumento de 30% no faturamento já no ano em que fizemos a avaliação; e chegaremos a 40% de crescimento nesse ano. E tenho certeza que se repetíssemos a avaliação hoje, minha empresa já valeria pelo menos 40% a mais em virtude desses avanços que fizemos.”
Douglas Scomparin – Proprietário da Ingáflex
Fez o valuation de sua empresa com a D&R Negócios
Quer conhecer o valor de seus ativos ? Entre em contato conosco.
Leia também: Quanto custa uma avaliação de empresa ?
(44) 3029-5309 / 9 9923-4544
This Post Has 0 Comments