skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Ficou na dúvida? Leia nosso FAQ

Somos especialistas em operações de Avaliação, Compra e Venda de Empresas. Reunimos algumas das principais dúvidas de nossos clientes.

A D&R atua com empresas de middle-market (médio porte), de qualquer segmento, no âmbito nacional.

O primeiro passo para a D&R colocar uma empresa à venda é apurar seu valor por meio da realização do valuation. A partir da avaliação da empresa, é estabelecido o Mandato de Venda, com prazo de vigência de doze meses. Nesse contrato fica acordado todo o nosso procedimento de trabalho, incluindo o valor do retainer mensal (taxa mensal) para remunerar a prestação de serviços da D&R e a success fee (comissão sobre a venda).

Durante todo o período estabelecido no Mandato de Venda, o cliente recebe relatórios mensais do andamento da prospecção de potenciais compradores para venda da empresa.

No primeiro momento, a triagem dos potenciais compradores é realizada por meio da divulgação de um teaser da empresa à venda. Nele são apresentadas informações gerais do negócio e são mantidas em sigilo aquelas que poderiam identificar a empresa à venda.

A identificação do nome da empresa e a oferta de informações mais detalhadas a respeito do negócio à venda só é realizado mediante a assinatura do Acordo de Confidencialidade ou NDA (Non-Disclosure Agreement). Por meio desse documento, o potencial comprador compromete-se a manter o sigilo, mesmo que desista da compra.

A D&R trabalha com diferentes formas de divulgação de empresas, como site, canais digitais, e prospecção ativa. Vale reiterar que contamos com uma rede de compradores estabelecida ao longo de nossa carreira.

Leia mais sobre as fases do processo de compra e venda de empresas.

O processo de compra e venda de empresas é bem mais complexo do que qualquer outro tipo de aquisição. Esse tipo de operação envolve várias etapas significativas como: triagem dos potenciais compradores e reais interessados; apresentação dos dados e informações da empresa de forma sigilosa; assinatura do Acordo de Confidencialidade ou N.D.A; avanço das negociações e realização da Due Dilligence; fechamento do negócio e acompanhamento pós-fechamento. Cada uma dessas etapas tem sua própria complexidade e demanda de tempo. Por isso, doze meses é o prazo mínimo necessário para a divulgação e início de maturação de uma negociação de compra e venda de empresas.

O valor do investimento mensal da empresa para remunerar a prestação de serviços da D&R é variável e adequado à abrangência da prospecção dos potenciais compradores. Da mesma forma ocorre com a comissão sobre a venda que pode variar de 5% a 8% a depender do valor da empresa negociada.

Não é possível estabelecer um período exato de tempo. Isso depende de muitas variáveis que não estão sob o controle do intermediador e nem das partes. Condições econômico-financeiras, por exemplo, podem acelerar ou retrair o mercado e a iniciativa dos investidores, de forma geral ou para um segmento específico. E mesmo depois de estabelecido o interesse do comprador, a velocidade de avanço da negociação varia conforme as condições das partes.

Sim. A D&R pode assumir a etapa de intermediação da negociação justamente por ser uma das que mais requer o auxílio de um agente de negócios (financial advisory). Afinal, essa é uma das fases mais importantes e delicadas do processo de compra e venda.

Leia mais sobre a importância do agente de negócios.

Não. A avaliação de empresas (valution) é útil para inúmeras operações, como:

  • Procurar um investidor
  • Fazer fusão entre empresas com equidade e proporcionalidade
  • Em caso de separação de sócios, de cônjuges e/ou divisão de herança
  • Como ferramenta de gestão para definir novas estratégias
  • Negociar benefícios e financiamentos em bancos ao demonstrar projeções sólidas para o futuro
  • Vender ou comprar uma empresa com valor justo

Saiba mais!

O investimento em avaliação de empresa (valuation) varia conforme a complexidade da organização e, por consequência, de acordo com o tempo despendido em sua realização. A D&R faz um levantamento de dados e informações do cliente por meio de um questionário. A partir dele, elabora a proposta de investimento e de prazo para a entrega do laudo de avaliação conforme o perfil do cliente.

Leia mais sobre o assunto.

O processo de avaliação de empresa (valuation) começa com o levantamento de dados e informações estratégias da empresa e do mercado em que está inserida. Essas informações são tratadas a partir de métodos de valuation e da experiência do avaliador.

As análises são compiladas em um Laudo de Avaliação, que contém dados sobre todo o percurso do valuation e o valor da empresa. É importante reiterar que todos os serviços prestados pela D&R Negócios estão submetidos à política de confidencialidade. Por isso, o laudo de avaliação de uma empresa só é apresentado ao contratante. A divulgação desse laudo a qualquer outra pessoa fica sujeita à autorização da empresa contratante e à assinatura do Acordo de Confidencialidade ou N.D.A.

Quanto aos métodos de valuation, a D&R Negócios trabalha com as metodologias mais aceitas pelo mercado atualmente, que são: Fluxo de Caixa Descontado Livre para a Empresa, Avaliação relativa ou por múltiplos, e Transações comparadas. A esses métodos, pode agregar outros, no caso de avaliações de empresas com demandas específicas.

A D&R também avalia start-ups, ativos tangíveis e intangíveis. Nesses casos, igualmente, associa às metodologias tradicionais, métodos específicos recomendados para cada um desses tipos de avaliação.

Leia mais sobre o assunto.

Não. Mas é considerado um documento contundente, que tem validade no mercado. Tem aplicações muito conhecidas, como apresentação de um valor defensável para operações de compra e venda de empresas. E ainda é útil em situações menos conhecidas, mas igualmente importantes. É aceito, por exemplo, por algumas instituições bancárias como documento comprobatório da saúde financeira de empresas que buscam aporte de capital.

Conheça um caso de redução da taxa de juros sobre empréstimo devido a um laudo de avaliação.

Que tal falar com nossos consultores?

Back To Top