O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Gestão baseada em valor: conheça essa forma de maximizar o valution da sua empresa

As empresas podem adotar diferentes indicadores para mensurar seu crescimento. A gestão baseada em valor estabelece o valor de mercado da empresa como foco de apuração de crescimento. A administração estabelece estratégias para aumentar o valor e apura o crescimento periodicamente.
Essa metodologia está diretamente ligada à avaliação de empresas porque as estratégias de crescimento são criadas a partir de um primeiro valuation que será repetido depois de um período determinado.
A administração direcionada ao valor é bem importante para os negócios porque a maximização do valor do capital investido é um dos principais objetivos das empresas.
Além disso, a certeza da capacidade de criação de valor é fundamental para a tomada de decisões quanto ao negócio.
Se você desejar entender como funcionam essas estratégias então aproveite o nosso artigo !
- O que é gestão baseada em valor ?
- Metodologia da gestão baseada em valor
- Maximização do valuation: a agregação de valor econômico
O que é gestão baseada em valor ?
A gestão baseada em valor estabelece estratégias para aumentar o valor da empresa em longo prazo. Essa metodologia tem o objetivo principal de fomentar o desenvolvimento dos negócios a partir de seu potencial intrínseco e aumentar sua competitividade .
Para isso, pressupõe alguns passos que são, por exemplo:
- Identificar os resultados atuais e históricos da empresa para verificar sua possibilidade de crescimento;
- Verificar as perspectivas do mercado em que está inserida para aferir se há tendência de crescimento ou de queda (e até de desaparecimento);
- Estabelecer e implementar ações para maximizar o valuation e repetir a apuração do valor anualmente;

Gestão baseada em valor: como valorizar uma empresa
O primeiro passo para a criação de uma estratégia de gestão baseada em valor é a realização de uma avaliação da empresa.
Por meio desse valuation é possível entender a condição atual da empresa em áreas estratégicas para seu desempenho. E, mais do que isso, realizar projeções de crescimento com base nos resultados históricos da empresa e nas perspectivas do mercado.
O Valuation, pela própria características de seus métodos de aferição, permite um levantamento que demonstra pontos fortes e fracos da empresa. E daí podem sair variáveis que atuam como direcionadores de valor.
As estratégias capazes de criar valor para o negócio são implementadas. E a gestão passa a acompanhar os indicadores de valor mensalmente por um ciclo inicial de 12 meses, em geral.
Depois desse período de um ano, um novo valuation da empresa apura o quanto a empresa passou a valer mais.
Esse pode, então, ser repetido a cada ano quando a empresa resolve implantar a gestão baseada em valor.
Como se aumenta o valor da empresa com um modelo gerencial
Nesse caso, o aumento do valor da empresa passa a ser a referência principal para a gestão. Então, a gestão se fará com total atenção aos indicadores de valor.
A variação de outros indicadores, como faturamento, custos e tributos não é tão importante quanto saber se o valor da empresa aumentou ou diminuiu.
Vale lembrar que o valuation irá considerar muito mais do que o faturamento da empresa e seu patrimônio líquido.
Sua aferição está baseada no valor de seus ativos intangíveis, que nem sempre aparecem na contabilidade. Mas essa riqueza pode ser determinante para que o empresário optar pela gestão baseada no valor.
O empresário Douglas Scomparin tem uma experiência interessante com relação à riqueza dos intangíveis e à gestão baseada em valor. Conheça o caso dele.
Maximização do valuation: a agregação de valor econômico
Em termos técnicos, a gestão baseada no valor confia no potencial intrínseco de crescimento da empresa.
Há agregação de valor econômico ou do EVA (ECONOMIC VALUE ADDED) quando o retorno da empresa (ROI) é maior do que custo de capital, ou taxa mínima de atratividade (TMA) para investimentos.
Aumentar o valor da empresa pode ajudar na atração de novos investidores, em processos de M&A e até mesmo na valorização de empresas de capital aberto.
Se a empresa tiver capital aberto, isso também se refle no preço de mercado das ações porque significa que a empresa é capaz de oferecer aos acionistas uma remuneração maior, proporcional a maximização de seu valor .
Conclusão
Agora que você já refletiu sobre a importância do modelo gerencial baseado no valor, já pode pensar em implementar essa estratégia em sua empresa. Se desejar um orçamento de valuation, nós podemos te ajudar: Fale Conosco.

Este artigo tem 0 comentários