Qual foi a última negociação que você fez ou da qual participou ? Podemos apostar…
Tipos de investidores: qual você quer ser ou ter em sua empresa?
Investidor individual, estratégico ou fundos de investimento: quais são os melhores tipos de investidores para você ser ou para ter em sua empresa?
Podemos dizer que todos eles são boas opções. A escolha depende basicamente de decisões como, por exemplo, o tipo e o nível de envolvimento com a empresa desejado; objetivos do aporte de capital; perfil do negócio escolhido, etc.
Por isso, nesse artigo, citamos alguns tipos de investidores encontrados no mercado atualmente e tratamos das principais características deles. Esperamos que seja útil para você!
1) Investidor Individual:
Esse tipo de investidor geralmente compra empresas menores. Nessa categoria estão empresários que tiveram bons resultados em suas empresas e adquirem outras de pequeno porte para complementar seus negócios. Geralmente fazem aquisição integral das empresas em que investem e visam resultados em longo prazo, já que tem o objetivo de permanência na empresa adquirida. Normalmente não exigem e nem tem governança corporativa.
2) Investidor estratégico:
Em geral, tratam-se de players de mercado que compram empresas de seu setor para fomentar o crescimento. O propósito desse tipo de investidor pode ser, por exemplo:
- a) crescer horizontalmente por meio da ampliação da base de clientes – nesse caso a aquisição é para entrar em novos mercados, regiões ou setores;
- b) crescer verticalmente por meio o aumento das vendas no mercado em que está – nesse caso, o propósito não é alcançar novos mercados, mas adquirir empresas que possam aumentar a escala do produto ou serviço oferecido.
Em ambos os casos, o investidor compra a empresa, total ou parcialmente, pensando na sinergia que ela possui com seus negócios. Seu investimento tem expectativas de longo prazo porque esse investidor terá participação ativa na governança da empresa, e não pretende deixar a operação depois de alguns anos.
3) Fundo de investimento Private equity:
Esses são fundos que investem em empresas privadas com alto potencial de crescimento e de geração de retorno em pouco tempo (5 a 10 anos). Para isso, realizam compras totais ou parciais de empresas e são muito mais exigentes do que os investidores individuais e estratégicos. Assim, os fundos de private equity só investem em empresas com governança corporativa e participam do Conselho de Administração com direito a voto e a veto.
Portanto, além de injetar capital, atuam nas decisões estratégias para fomentar o crescimento. O objetivo é promover uma gestão agressiva com forte pressão por resultados, afinal seu objetivo é um retorno rápido do investimento. Depois de alavancarem a empresa, saem do investimento por meio da venda ou de abertura e capital, o IPO.
4) Fundo de investimento Venture capital:
São parecidos com os fundos de private equity no que diz respeito aos objetivos, mas diferem quanto ao tipo de empresas que buscam.
Os fundos de venture capital são focados na aquisição de participação societária em empresas com possibilidades de crescimento exponencial, mas com alto grau de risco. Aliás, essa é a tradução de venture capital para o português, ou seja, capital de risco.
Desse modo, as empresas inovadoras em começo de operação e as startups são seus alvos preferidos. Esses fundos de investimento têm participação direta nos riscos da alavancagem do negócio, agregando valor também na gestão administrativa, comercial e financeira.
Conclusão
Em suma, nesse artigo tratamos dos tipos mais comuns de investidores em empresas que são o investidor individual, o investidor estratégico e os fundos de private equity e venture capital. Cada um deles tem expectativas diferentes para o negócio, logo, isso impacta no seu nível de participação, no tipo de negócios que escolhem e em suas perspectivas futuras para a empresa na qual investiram. Se você precisa de ajuda para buscar um investidor para seu negócio ou então procura uma empresa para investir, nós podemos te ajudar.
Este artigo tem 0 comentários