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Três dicas de contabilidade que farão sua empresa valer mais no mercado

Três Dicas De Contabilidade Que Farão Sua Empresa Valer Mais No Mercado

Você sabia que empresas cuja contabilidade é feita de forma clara e transparente chegam a valer de 7% a 15% a mais dos que as que não adotam essa prática? Segundo o consultor de negócios Dejair Baptista, o mercado reconhece essa transparência como uma ação de governança. E isso é muito atrativo para os investidores porque não dá margem para passivos tributários ficarem ocultos.

A  quantidade e a qualidade das informações financeiras e contábeis também são essenciais para a apuração mais exata de quanto a empresa vale no mercado. Isso porque os métodos de avaliação de empresas (valuation) utilizam esses dados para mensurar um valor justo e defensável para o negócio.

O mais interessante é que estamos tratando de práticas muito simples de gestão financeira e contábil que fazem tremenda diferença na hora de comprar , vender ou calcular o valor da empresa. O grande problema é que apesar de serem muito acessíveis o número daqueles que as ignoram ainda é elevado. Então, se você está interessado em valorizar sua empresa no mercado, confira nossas dicas!

1 – Analise a adequação de seu regime tributário

Será que você não está pagando mais impostos do que deveria? Pois é, todo empresário precisa estar bem atento ao regime tributário adotado por sua empresa. É fundamental conversar com seu contador, comparar os regimes tributários existentes e avaliar se o seu é realmente o mais vantajoso. Isso evita pagar imposto a mais, o que pode dar muita diferença nos resultados de sua empresa.

2 – Mantenha os impostos em dia

avaliação de empresas

Garantir que os impostos devidos por sua empresa estão sendo pagos é outro ponto fundamental. Impostos em aberto desvalorizam a empresa e atrapalham em negociações de compra e venda. E, num mercado dinâmico como o atual, pode aparecer uma oportunidade ímpar de negociação ou investimento de uma hora para outa.

 

3 – Dê atenção aos relatórios contábeis

Os relatórios contábeis são aqueles documentos que descrevem as informações estratégicas da empresa como valores de despesas, custos e impostos devidos ou pagos.

As análises, a partir dos principais métodos de valuation, são conduzidas com base nesses dados.

Essas informações afetam igualmente operações de compra e venda de empresas, tanto durante a negociação,quanto no momento da Due Diligence, uma espécie de auditoria efetuada na empresa a ser adquirida com intuito de confirmar  os dados oferecidos pelo vendedor ao longo da negociação

Por isso, dispor de relatórios contábeis organizados facilita imensamente a apuração do valor da empresa no mercado e as operações de compra e venda. Daí porque é importante garantir que tudo seja lançado devidamente e periodicamente. Outra ação fundamental é arquivar os relatórios para que esses dados possam constituir a memória de informações financeiras. O método de valuation Fluxo de Caixa Descontado Livre para a Empresa, por exemplo, vale-se desse histórico para a condução de suas operações.

Atualmente, manter esses dados organizados é muito fácil. Já existem, na Internet, plataformas inteligentes, bem intuitivas e práticas para controle contábil e financeiro. É possível até contar com atendimento on-line de times especializados em contabilidade.

Dentre os vários documentos contábeis importantes destacamos dois fundamentais para o valuation e negociações de compra e venda. A saber:

  • DRE – É um relatório contábil essencial no processo de avaliação de uma empresa. Isso porque apresenta as operações da empresa e o resultado apurado (lucro ou prejuízo) em determinado período.
  • Balanço Patrimonial – Também é muito importante no levantamento das informações estratégicas analisadas no valuation e na Due Dilligence. Afinal  esse documento é a demonstração contábil da posição patrimonial, financeira e de capital de giro da empresa.

Confira outros detalhes muito úteis para avaliação, compra e venda de empresas

O processo de avaliação permite que o avaliador indique pontos estratégicos que a empresa poderia melhorar para alavancar seu valor de mercado. (Conheça o caso do Douglas). E essa análise pode ser facilitada a partir de alguns cuidados na organização dos dados. Esses cuidados também oferecem mais segurança ao comprador e ao investidor em operações de compra e venda. São eles:

  • Detalhamento dos centros de gastos:  

    Quando a planilha de controle financeiro está organizada por centro de gastos fica muito mais fácil perceber as grandes áreas, isto é, impostos, custos com produção, despesas, etc. Por consequência, são notadas com mais exatidão as necessidades de (re)adequações, como otimização de despesas ou alteração de Regime Tributário, por exemplo. Essa organização ajuda a analisar também a real lucratividade de um produto/serviço.

  • Detalhamento dos itens da receita e margem financeira:

    Ajuda a reconhecer os produtos, mercadorias e serviços com maior receita e os com maior lucratividade. E, assim, entender o papel que cada deve ter dentro da estratégia da empresa.

  • compra e venda de empresasImportância do Relatório de Fluxo de Caixa:

    Além de controlar receitas e despesas, a planilha de Fluxo de Caixa precisa contabilizar a entrada e saída de recursos da empresa. E se o Regime Tributário adotado for o Lucro Real, é importante somar a depreciação ao fluxo de caixa da empresa. É fundamental conhecer seus investimentos e a necessidade de capital de giro para administrar a empresa. E esses dados são extremamente relevantes para as projeções de fluxo de caixa feitas por meio do método de valuation Fluxo de Caixa Descontado.

Agora que você já reconhece o quanto é importante organizar as informações de sua empresa, e já conhece algumas das principais dicas para colocar isso em prática, mãos à obra! E se precisar da nossa ajuda para saber quanto vale sua empresa ou procurar uma ótima oportunidade de negócio mercado, fale conoscoFale conosco também pelo  Whatsapp 

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