skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        

Você sabe o que influencia o valor de uma empresa ?

Você Sabe O Que Influencia O Valor De Uma Empresa ?

Você sabe exatamente quais situações estão afetando o valor de sua empresa nesse momento ? Listamos alguns aspectos sobre o que influencia o valor de uma empresa para te ajudar nessa empreitada, e, claro, para que você possa pensar em caminhos para valorização dela. Confira!

1) A força dos ativos intangíveis

As empresas não valem apenas pelos seus produtos ou serviços, mas principalmente por sua expertise e seu know-how. Daí porque deter patentes, marcas e direitos de autor são ser ativos que influenciam o valor de uma empresa. Embora os ativos intangíveis sejam mas difíceis de valorar, em muitos casos são também as maiores fontes de valor da empresa.

2) Até quando a empresa vai resistir ?

Se a empresa tem ciclo de vida limitado, seu valor fica diretamente relacionado a sua capacidade de se reinventar. Se ela faz movimentos de adaptação e adequação às tendências, então, consegue manter-se valorizada.

3) Existe governança ?

A governança pode valorizar em até 15% a empresa. Isso porque as ações de governança envolvem estratégias para regular a administração da empresa e isso gera transparência nas operações financeiras das empresas. A existência de governança é muito importante sobretudo para investidores financeiros, isto é,  empresas de private equity ou venture capital Leia mais sobre isso.

4) O valor da diversidade

Ter (ou não ter) diversidade de produtos também influencia o valor de uma empresa. Obviamente porque empresas com apenas um único produto ou serviço estão sujeitos a um risco muito maior do que aquelas que tem maior variedade de oferta. Se não há como diversificar é mais difícil superar uma baixa de demanda por determinado produto ou serviço, por exemplo.

5) O perigo da concentração

É muito comum pequenas empresas terem apenas um ou dois grandes clientes, ou algum cliente muito representativo. Perder esse(s) cliente(s) torna-se um grave problema e pode, até mesmo, comprometer a operação. Por isso, empresas menos dependentes de determinados clientes tendem a ser mais valorizadas no mercado.

6) Fontes de fornecimento críticas

Essa lógica mencionada no item anterior, também se aplica aos fornecedores. Se uma empresa utiliza apenas um único fornecedor para obter uma vantagem competitiva, é mais sujeita a risco. Isso também ocorre com fontes de fornecimento localizadas em país estrangeiro ou em locais em que há maior risco de interrupção de entrega.

Além disso, o que influencia o valor de uma empresa também é:

  • Existência de produtos vencidos e/ou não vendáveis em estoque;
  • Dependência de contratos de locação de curta duração;
  • Dependência da aprovação de terceiros  para venda da empresa, como da aprovação de sócios ou franqueadores, por exemplo.

Agora que você já reconheceu alguns dos fatores que podem valorizar uma empresa, que tal saber exatamente quanto a sua empresa vale ? Você pode saber um pouco mais sobre Avaliação de Empresas e fazer contato conosco.

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top