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Início » Blog » Compra de empresas, fusão ou expansão orgânica, o que é melhor para crescer ?

Compra de empresas, fusão ou expansão orgânica, o que é melhor para crescer ?

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Compra de empresas,Fusão,Crescimento Orgânico

O número de fusões e aquisições aumentou 12% no Brasil no ano passado em comparação com o anterior. Os dados são da consultoria KPMG, que acompanha as movimentações desse mercado desde 1994. Esse crescimento demonstra a consolidação desse tipo de operação no mercado brasileiro. Compra de empresas, venda e fusão de empresas são realmente caminhos de expansão rápida e eficiente, se o processo for bem conduzido.

No caso da aquisição ou compra de empresas, por exemplo, quando o empresário consegue encontrar a empresa-alvo certa, pode incorporar sua estrutura, equipe e outros ativos como patentes, licenças, marcas, canais e know how. E isso tudo de forma bem mais célere do que conseguiria no crescimento orgânico, como se chama o processo de expansão natural a partir de sua própria estrutura.

Por meio da compra de empresas, pode-se ainda aumenta a força de negociação com fornecedores se houver ganho de escala, por exemplo.

É possível ainda ganhar o mercado na abrangência do negócio adquirido, especialmente, se o negócio adquirido for o concorrente.

A opção de adquirir uma empresa também permitede entrar em novos mercados de modo mais consolidado a fim de diversificar riscos ou aproveitar oportunidades. Para saber mais sobre compra e venda de empresas acesse nosso E-book.

Fusão

Já o processo de fusão de empresas, que também se consolida no mercado brasileiro, é a chance de pequenas e médias empresas se unirem para https://dernegocios.com.br/?p=12873&preview=trueenfrentar as grandes. A Fazenda Marinha Atlântico Sul, por exemplo, produz e fabrica moluscos para o Brasil inteiro, nasceu em 1998 a partir da fusão entre três microempresas de Florianópolis (SC). Separadas, elas disputavam clientes. Unidas ganharam mercado no Brasil e cresceram.

As pequenas e médias também podem se fundir às grandes. Isso alia o crescimento de umas e o domínio de mercado para a outras. Há também as grandes fazem fusões que culminam em conglomerados com enorme poder de mercado, como é o caso de Itaú-Unibanco, por exemplo.

No Brasil, de acordo com a consultoria KPMG, os ramos que lideram os números de fusões são: o de Internet, tecnologia da informação; e de serviços para empresas.

O processo de fusão requer a integração dos ativos de duas ou mais empresas e unificação de equipes e marcas. Naturalmente, com todos os cuidados que esse processo, bastante delicado, requer. Seus riscos são: a perda de autonomia do empresário; absorção de problemas da empresa parceira; a dificuldade de integração das equipes.  Mas, uma vez bem feito, é uma estratégia muito eficiente de crescimento.

Na fusão, a participação societária deve ser proporcional ao valor de mercado e de patrimônio das empresas, assim como os ganhos.

Crescimento orgânico

https://dernegocios.com.br/?p=12873&preview=trueAo lado dessas opções, claro, não poderia ser omitida a estratégia de crescimento orgânico, também chamado natural, que é quando a empresa se expande pelos próprios esforços.

É uma alternativa normalmente mais barata que a aquisição, porém, em regra, mais lenta. O empresário controla melhor o processo porque ele é quem dita o ritmo de crescimento. E não vive os desafios de fazer integração de marcas ou de equipes, como na fusão ou aquisição. Isso não significa que o crescimento orgânico esteja isento de desafios.

A má administração dos custos administrativos de crescimento pode comprometer seriamente a empresa.

O crescimento também gera consequências diferentes em cada segmento. Isso precisa ser previsto. A expansão nas áreas de varejo e serviços, por exemplo, demandam aumento de equipe e qualificação já que atendimento é imprescindível nesses ramos. Contudo, achar o perfil certo não é uma tarefa nada fácil.

Na indústria, é fundamental prever as necessidades de capital de giro para fomentar a ampliação. Nesse E-book falamos mais sobre “Características que você precisa observar em cada segmento antes de investir”   

Agora que você já pensou sobre esse assunto, poderá ser muito bom conhecer um de nossos casos. Então separamos esse aqui especialmente para você: Um caso de sucesso ao comprar e vender empresa – a indústria de bicicletas

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