Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Como manter o sigilo ao vender uma empresa ?
Por D&R Negócios – Manter o sigilo é fundamental para o êxito de uma negociação de compra e venda de empresas. Contudo a premissa básica para qualquer venda é a divulgação. Daí muitos empresários tem dúvida sobre como manter o sigilo ao vender uma empresa. Nesse artigo, vamos tratar justamente sobre esse assunto. Confira!
O passo a passo para manter o sigilo ao vender uma empresa
- Divulgação da empresa: A empresa à venda é apresentado ao mercado de modo sintético, por meio de informações mais importantes que não e identificam. Geralmente, entre essas informações estão: valor da empresa; motivo da venda; condições de pagamento; produtos ou serviços oferecidos; diferenciais, etc. Em muitos casos também é divulgada a localização, embora de forma genérica como apenas por cidade, região ou Estado.
- Atendimento ao interessado: Caso o potencial comprador manifeste interesse de caminhar no processo de negociação, será atendido pelo intermediador para que a imagem do empresário não seja exposta. O agente de negócios vai lhe propor a assinatura de Acordo de Confidencialidade para que sejam fornecidas informações mais detalhadas e, inclusive, o nome da empresa à venda. Esse documento, naturalmente, não obriga a parte interessada a ficar com a empresa, mas fixa-lhe o compromisso de manter a identidade da empresa preservada durante todo o processo de negociação até a efetivação da compra ou mesmo se desistir da compra. Há penalidade de multa por eventual descumprimento deste Acordo. A experiência mostra que a simples etapa de formalização de um Acordo de Confidencialidade já afasta os especuladores.
- Avançando interesse – É muito comum que após análises mais detalhadas das informações da empresa, o potencial comprador deseje conhecer o local e seu funcionamento. Nesse momento, o intermediador irá acompanhá-lo evitando inconvenientes .Mesmo nas etapas mais avançadas do processo de compra e venda de empresas, quando comprador e vendedor estabelecerão contato mais direto, o intermediador oferecerá seu escritório para que a negociação seja feita com confidencialidade. Nunca se pode negociar com potenciais compradores na sede da empresa à venda.
Saiba para quem é bom manter o sigilo
A manutenção do sigilo para ser do interesse exclusivo daquele que vende a empresa. Mas isso não é verdade. O comprador, como futuro dono, também pode sofrer consequências pela exposição indevida. Afinal, essa impacta o negócio em si e, caso a venda seja efetivada, é do seu maior interesse que o negócio esteja em êxito.
Muitos brasileiros associam a venda de uma empresa a problemas financeiros ou falência. Embora isso não seja verdade, devido a essa cultura, o vazamento da notícia da venda é prejudicial.
E pode-se dizer que todos os públicos envolvidos com a empresa são afetados por notícias desse tipo. Por isso, listamos algumas das consequências mais comuns de não se manter o sigilo ao vender uma empresa. A saber:
- O valor do negócio se reduz porque o mercado pensa que o empresário está “entregando os pontos”;
- Amplia-se o número dos especuladores em torno do proprietário;
- Clientes poderão buscar novos fornecedores preocupados com a continuidade, ou então por terem dúvida se a venda afetará ou não a qualidade de marcas e produtos;
- Funcionários tendem a ficar inseguros quanto a sua possibilidade de permanência no emprego, poderão buscar novas oportunidades. E também aumentar os boatos em torno da venda;
- Fornecedores podem dar menos prioridade a sua empresa, pela dúvida quanto à confidencialidade;
- Credores tendem a se antecipar nas cobranças, preocupados se seus pagamentos serão honrados;
- Concorrentes podem tentar se aproveitar da situação, espalhando boatos ou mesmo tentando adquirir a empresa por menor preço.
Agora que você já pensou sobre esse assunto, poderá ser muito bom conhecer um de nossos casos. Então separamos esse aqui especialmente para você: Um caso de sucesso ao comprar e vender empresa – a indústria de bicicletas
Acompanhe nossos próximos posts e saiba mais sobre o processo de compra e venda de empresas. Conheça também, em nosso ambiente on-line, empresas à venda em Maringá, Londrina, Curitiba e Cascavel.
D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544 // der@dernegocios.com.br
Comments (0)