Skip to content
(44) 3123-3875 der@dernegocios.com.br(44) 99923-4544        
D&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de EmpresasD&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de Empresas
  • Quem Somos
  • Serviços
    • AVALIAÇÃO DE EMPRESAS | VALUATION
      • Valuation de Empresas
      • Avaliação de Marcas e Patentes
      • Software Valuation
      • Avaliação de Carteira de Clientes
      • Valuation Startups
    • COMPRA E VENDA DE EMPRESAS
      (Fusões e Aquisições – M&A)
      • Consultoria fusões e aquisições
      • Empresas à Venda
      • Empresas que nosso Investidor Procura
      • Acordo de Sócios
    • PPA | IMPAIRMENT TEST
      • Laudo PPA – Purchase Price Allocation
      • Impairment Test
  • Blog
  • Seja Parceiro
  • Materiais
    • Downloads
  • Fale conosco
  • Baixar Apresentação da D&R
  • Buscar
Open mobile menuClose mobile menu
Carrinho
Blog
Início » Blog » Avaliação de ativos intangíveis: como mensurar o valor do que não se vê?

Avaliação de ativos intangíveis: como mensurar o valor do que não se vê?

  • D&R Negócios
  • Geral
  • 0 Comentários
avaliação de ativos intangiveis

Os ativos de uma empresa vão muito além do patrimônio imobilizado (ativos tangíveis) e envolvem os bens intangíveis, que podem concentrar até 90% do valuation de uma empresa. Por isso, costumamos nos referir a eles como uma riqueza escondida nas empresas em forma de bens não monetários e sem existência física, como a carteira de clientes; direitos autorais; direitos sobre hipoteca; e de comercialização; franquias; know-how; licenças; marcas; patentes; quotas de importação; recursos humanos; softwares; tecnologia, etc.

Então, sem conhecer o valor da sua riqueza intangível é bem provável que você esteja perdendo oportunidades importantes de negócio. Mas é totalmente possível revelar essa riqueza oculta por meio da avaliação de ativos intangíveis, que vai mensurar o valor desses bens. O cálculo do valuation desse tipo de bem imaterial representará toda a riqueza que esse patrimônio intocável gera para a empresa. Confira!

Como avaliar ativos intangíveis?

O melhor modo de avaliar um ativo intangível é exatamente pelo cálculo da riqueza que ele gera para o negócio. É fundamental reconhecer o valor que agrega ao patrimônio imaterial da empresa. Essa mensuração materializa o valor do bem e facilita muitas operações, como, por exemplo:

  • processos de compra e venda de empresas (fusões e aquisições ou M&A);
  • a entrada de novos sócios ou dissolução societária;
  • a busca de novos investimentos através de investidores ou financiamentos;
  • a obtenção/oferta de garantias fiduciárias, principalmente para empresas de serviços sem ativos tangíveis;
  • ajuda a organizar a abertura de franquias; de capital na bolsa de valores;
  • e até favorece a realização do PPA (Purchase Price Allocation) que é a avaliação de ativos tangíveis e intangíveis em operações de compra, venda, fusão ou incorporação de empresas. A empresa compradora pode incorporar todos os ativos adquiridos em seu balanço patrimonial, incluindo os intangíveis, o que pode trazer benefícios fiscais.

Desse modo, os métodos de avaliação de ativos existem é justamente para calcular o valor do ativo e dar respostas a situações como as apontadas anteriormente.

avaliação de ativos intangíveis

Quais são os principais métodos de avaliação de ativos?

O Income Approach; o Market Approach; e o Cost Approach são os principais métodos de avaliação de ativos intangíveis. Eles podem ser usados para a valoração de um universo muito grande de bens, como marca, patente, carteira de cliente, software, namings rights, etc.

Income Approach

A avaliação de intangíveis pela abordagem de renda ou lucro calcula o valor pela expectativa do benefício econômico futuro do ativo. Esse é o método mais utilizado.

Esse método parte do pressuposto que a empresa vai continuar em operação perenemente e, portanto, vai gerar fluxos de caixa futuros que assegurarão sua perpetuidade. Nesse caso, o valor da empresa e de todos os seus ativos intangíveis é o valor presente dos fluxos de caixa futuros, descontados por uma taxa que reflita o risco do negócio. Essa projeção é feita a partir de séries históricas de dados dos bens intangíveis.

As premissas ou critérios de avaliação de ativos em todos esses casos são as informações contábeis, gerenciais, operacionais, financeiras e comerciais; dados macroeconômicos, setoriais e de mercado. É muito importante considerar muitas vezes o ativo intangível depende de outros para gerar rentabilidade (contributory assets), de modo que isso também deve ser considerado no processo de apuração de seu valor.

Depois dos cálculos detalhados a partir da metodologia especializadas, o resultado apresentado no laudo de avaliação de ativos é:

  • O valor do ativo;
  • Dados da avaliação e do seu percurso;
  • Apontamentos sobre perspectivas para o ativo em médio prazo.

Cost Approach:

A avaliação de bens intangíveis por essa abordagem de custo (Cost Approach) calcula o valor a partir do custo histórico do ativo, conforme regra contábil CPC 04. Essa abordagem estima o valor do investimento necessário para o ativo intangível voltar a gerar lucro. É um meio de avaliar ativos de negócios que possivelmente serão liquidados ou extintos porque não geram mais fluxo de caixa positivo.

Também pode ser útil em outros casos, como:

  1.  comprar os ativos da empresa a valor líquido ou de mercado,
  2.  avaliar quanto foi investido ou gasto para que aquele ativo tenha chegado a rentabilidade da atualidade.

Makert Approach

Essa abordagem avalia os ativos intangíveis em comparação com o valor médio de mercado para operações recentes de compra e venda com bens semelhantes. 

Avaliação do ativo intangível marca

Dentro todos os intangíveis, a marca é uma das principais fontes de criação de valor agregado para as empresas. O valuation da marca mostra seu valor econômico-financeiro e, por consequência, mostra o quanto esse ativo é importante para trazer um cliente ao seu negócio e quanto cria de valor econômico para sua empresa. Veja a importância do valuation da marca:

  • Reconhecer quanto a marca representa economicamente para a empresa;
  • Entender o quanto a marca é importante para trazer um cliente ao seu negócio;
  • Obter benefícios fiscais em caso de venda para terceiros;
  • Gerar indicadores para aumentar o valor da marca.
Como avaliar os bens intangíveis?
valuation de marca

Patentes

Já as patentes representam a propriedade sobre uma criação original ou muito importante e deve ser valorada sempre que tiver potencial de gerar produto ou receita. Conhecer o valor da patente é decisivo para a decisão sobre sua manutenção, negociação e até comercialização. O valuation permite:

  • Negociação para a venda;
  • Determinar o valor de uso para licenciamento;
  • Decidir se a patente merece investimento ou não;
  • Usar o valuation como garantia para empréstimos ou financiamentos bancários;
  • Atender a fins fiscais ou em combinação de negócios – CPC 15 (Purchase Price Allocation).
Avaliação de ativos intangíveis: patentes
valuation de patentes

Avaliação de ativos intangíveis: Carteira de clientes

A carteira de clientes é um ativo fundamental para a construção de fidelidade e de ganhos futuros com cross-selling (venda casada) e a ampliação do marketshare (fatia de mercado). Em geral, os perfis de clientes variam conforme o nível de engajamento e o modo de interação deles com a empresa. O valuation da carteira de clientes tem mecanismos de controle de todos esses tipos de especificidades e garante a apuração de valor defensável perante o mercado. Com isso, pode te ajudar a:

  • Identificar ações estratégicas para aumentar o valor desta carteira de clientes;
  • Reconhecer objetivamente o valor de sua carteira de clientes;
  • Vender ou comprar carteira de clientes com equidade para todos os lados;
  • Realizar o PPA (Purchase Price Allocation), após combinação de negócios.
  • Gerar insigths para a estratégia da empresa.
valor da carteira de clientes

Software

O software valuation é o cálculo do valor de cada programa, plataforma, aplicativo, etc., para reconhecimento do seu potencial econômico-financeiro individual. É diferente da avaliação de uma empresa de software, em que entram as licenças de seus produtos. Sendo assim, a avaliação de software permite operações econômico-financeiras específicas com esse ativo intangível.

  • Venda do software;
  • Venda do código fonte, com ou sem exclusividade;
  • Inclusão do valor no balanço patrimonial da empresa;
  • Inclusão em fusão ou joint-venture;
  • Fazer o licenciamento do software;
  • Levantar fundos para empresa nova por meio da atração de investidores;
  • Transferência do ativo entre empresas.
valuation de software

Naming Righs

A valoração de um Naming Rights é de suma importância no contexto atual de patrocínios e parcerias estratégicas. Essa prática consiste na compra de direitos para rebatizar um local, espaço ou equipamento. Foi assim, por exemplo, que os estádios paulistanos Itaquerão, Morumbi e Pacaembu ganharam o nome das empresas compradoras do naming ritghs e agora se chamam Neo Química Arena, MorumBIS e Mercado Livre Arena Pacaembu, respectivamente.

Atribuir um valor específico a esse direito de nomeação permite uma compreensão mais profunda do impacto financeiro e estratégico que essa associação pode ter em locais proeminentes, como estádios e arenas. Com isso, a valoração de um Naming Rights guia decisões estratégicas, fortalece laços e impulsiona o crescimento em diversas esferas, logo, te ajuda a:

  • Fornecer ao proprietário do espaço base sólida para maximizar suas receitas;
  • Oferecer visão clara do retorno sobre investimento aos potenciais patrocinadores para decisões estratégicas e orçamentárias;
  • Construir relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos;
  • Estimular investimentos significativos e promover o desenvolvimento sustentável nos setores esportivo, cultural e de entretenimento;
  • Aprimorar a experiência do público ao atrair marcas relevantes.

Conclusão

Em resumo, a avaliação de ativos intangíveis é essencial para compreender o valor econômico-financeiro que esses bens imateriais representam para uma empresa. Por meio de métodos especializados, como o Income Approach, o Market Approach e o Cost Approach, é possível calcular o valuation desses ativos e utilizá-los em diversas situações estratégicas, como fusões e aquisições, abertura de capital e obtenção de financiamentos. Portanto, entender e mensurar o valor dos ativos intangíveis é fundamental para tomar decisões assertivas e potencializar o crescimento e a rentabilidade do negócio.

avaliação de ativos intangíveis

Compartilhe

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Email

D&R Negócios

Outros Artigos

Avaliação econômico-financeira de intangíveis para o Transfer Pricing (preço de transferência)
Transfer Pricing sob nova perspectiva: o papel dos ativos intangíveis

 O Preço de Transferência (ou Transfer Pricing) pode ser conceituado como o valor praticado na…

Comprar franquia em andamento - repasse de franquia
Comprar franquia em andamento: dicas essenciais para ter sucesso

Acompanhamos um empresário no preparo para comprar franquia em andamento, o que é conhecido como…

Combinação de negócios
Os segredos por trás de uma combinação de negócios bem-sucedida

A combinação de negócios é uma forma importante de as empresas crescerem em tamanho e…

Comments (0)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS
  • Avaliação de Empresas (50)
  • Compra e Venda de Empresas (37)
  • Geral (28)
  • Notícias e Novidades (9)
  • Sócios (11)
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
  • Avaliação econômico-financeira de intangíveis para o Transfer Pricing (preço de transferência)
    Transfer Pricing sob nova perspectiva: o papel dos ativos intangíveis
    29 de abril de 2025
  • Comprar franquia em andamento - repasse de franquia
    Comprar franquia em andamento: dicas essenciais para ter sucesso
    29 de março de 2025
  • Combinação de negócios
    Os segredos por trás de uma combinação de negócios bem-sucedida
    28 de fevereiro de 2025
  • Processo de M&A
    Os 5 passos essenciais do processo de M&A
    29 de janeiro de 2025
  • laudo de avaliação de empresa e crédito bancário
    Case: Indústria obtém crédito e reduz taxa de juros com laudo de avaliação
    29 de dezembro de 2024
Arquivos
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • fevereiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • março 2017
  • previous post: Avaliando o seu negócio: Como calcular o valuation de uma empresa e planejar seu futuro
  • next post: Como avaliar uma empresa para divórcio?
D&R Negócios Empresariais

A D&R Negócios Empresariais surgiu para ajudar as empresas do mercado brasileiro com operações de Valuation, Fusões e Aquisições de Empresas (M&A). Atendemos os mais diversos segmentos da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios.


NOSSAS REDES SOCIAIS
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Whatsapp
Política de Privacidade

Baixar Apresentação da
D&R Negócios
D&R NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
+55 (44) 3123-3875

+55 (44) 99923-4544

der@dernegocios.com.br

Av. Pedro Taques, 294
Centro Empresarial Atrium
Torre Sul, Sala 1001-1002 - Zona 10
Cep: 87030-008
Maringá – Paraná - Brasil

D&R Negócios - 2025 - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por:
Hypercorp Marketing Digital
  • Quem Somos
  • Serviços
    • AVALIAÇÃO DE EMPRESAS | VALUATION
      • Valuation de Empresas
      • Avaliação de Marcas e Patentes
      • Software Valuation
      • Avaliação de Carteira de Clientes
      • Valuation Startups
    • COMPRA E VENDA DE EMPRESAS
      (Fusões e Aquisições – M&A)
      • Consultoria fusões e aquisições
      • Empresas à Venda
      • Empresas que nosso Investidor Procura
      • Acordo de Sócios
    • PPA | IMPAIRMENT TEST
      • Laudo PPA – Purchase Price Allocation
      • Impairment Test
  • Blog
  • Seja Parceiro
  • Materiais
    • Downloads
  • Fale conosco
  • Baixar Apresentação da D&R

    Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

    Você poderá saber mais sobre os cookies que estamos usando em .

    Powered by  GDPR Cookie Compliance
    Política de Privacidade

    Acesse nossa Política de Privacidade.

    Cookies Necessários

    O cookie estritamente necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

    Utilizamos os seguintes cookies:

    • Google Ads e Analytics
    • Analytics
    • Facebook
    • Youtube
    • RD Station

    Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.