skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Quais são as informações básicas que todo mundo deveria saber antes de comprar um negócio ?

Quais São As Informações Básicas Que Todo Mundo Deveria Saber Antes De Comprar Um Negócio ?

Comprar um negócio é uma experiência emocionante e desafiadora que deve ser otimizada pela análise cuidadosa do cenário da empresa, do mercado e das próprias expectativas do futuro dono.

Alguns itens são examinados em fases mais avançadas do negócio, por meio da Due Diligence. Essa é uma auditoria especial da empresa a ser adquirida para confirmar todos os dados oferecidos pelo vendedor, antes do fechamento definitivo do contrato de compra e venda. Mas há muitas informações bem mais básicas, anteriores a essa fase, que podem nortear decisões bem-sucedidas para os empresários interessados em comprar empresas.

1) Comprar um Negócio: Momento certo

Como saber se é o momento certo de comprar um negócio? Certamente, a resposta a essa pergunta é imprecisa porque envolve muitos aspectos subjetivos. Todavia, algumas questões podem ajudar o empresário a decidir. São elas:

  • Estou preparado no sentido comportamental, ou seja, confiante e com disciplina necessária para tocar o negócio ?
  • Tenho dinheiro necessário para suportar possíveis desafios do começo e capital de giro para o crescimento da empresa ?
  • Como está o mercado no período em que escolhi comprar?
  • Quais são as perspectivas para esse mercado e esse negócio ?

Assim, a avaliação conjunta desses itens dará ao empresário um mapa de realidade para analisar se é o momento certo para compra.

2) Tamanho do negócio

Você deseja comprar um negócio com capacidade para crescer ou que já tenha alcançado sua plena capacidade?  Dificilmente um negócio servirá para todos os tipos de compradores. A análise das perspectivas do mercado para a empresa envolve avaliar se seu tamanho atual é o que empresário deseja agora; e pensar se terá o porte esperado no futuro.

3) Experiência no negócio

Você terá mais chances se comprar um negócio que já conheça e tenha experiência. Gerir uma empresa, mesmo quando você é um especialista na área, requer grande quantidade de energia, tempo e tenacidade.

Claro que investir em ramo desconhecido não inviabiliza ao empresário ser bem-sucedido. Mas a incompatibilidade com o tipo de ramo ou de negócio está entre as causas mais comuns de venda. É importante levantar o maior número de informações sobre o segmento antes de comprar e reservar tempo em seu planejamento de gestão para os aprendizados que forem necessários.

4) Localização

Esse item deve ser considerado sob duas perspectivas. O primeiro é com relação a distância entre o negócio adquirido e o local de residência do futuro dono. Logo após comprar um negócio, a empresa normalmente requer muito tempo e atenção do proprietário. Há determinados segmentos em que a presença do dono precisa ser constante.

Se a família mora longe e o empresário tiver de viajar, essa disponibilidade precisa ser muito bem ponderada. A incompatibilidade entre o tempo pessoal e a demanda do negócio é um dos motivos recorrentes para venda de empresas. (Confira principais motivos de venda de empresas).

A outra perspectiva envolve avaliar se a localização do negócio está adequada as necessidades do segmento ou ramo do qual faz parte. No final do desse texto, destacamos um quadro sobre o que é mais importante considerar relativamente aos segmentos de varejo, indústria e prestação de serviços.

5) Períodos de trabalho

Já se perguntou quanto tempo quer trabalhar diariamente: durante a semana, o mês e o ano? Essa autoanálise é fundamental no momento de escolher o tipo de negócio.

Isso deve ser ponderado, especialmente, quando o empresário administra mais de um negócio ao mesmo tempo. E naqueles segmentos com horários de atendimento expandidos, além do horário comercial e no final de semana. Há empresas que não podem ter férias coletivas, como as lojas de shopping center, por exemplo.

Comprar um negócio compatível com o tempo disponível é fator de êxito. Pode parecer óbvio, mas esse tipo de incompatibilidade é determinante para muitos casos de venda de empresas.

 

VAREJO Comprar um Negócio | D&R Negócios

– Localização e estacionamento

O ponto de venda deve ter bom fluxo de pessoas interessadas no produto. E nas regiões mais movimentadas da cidade, o ideal é oferecer estacionamento aos clientes.

– Layout atrativo

O merchandising no ponto comercial, começando pela fachada, é outro item fundamental para a atratividade da loja e se não estiver adequado irá requerer investimentos.

– Qualidade da equipe de trabalho

Formar, qualificar e manter uma equipe competente é um desafio, mas esses são itens fundamentais na lista do empresário da área de varejo, em que o atendimento é um diferencial.

– Tipo de expansão

No varejo dá para expandir por meio da ampliação do ponto de venda, mas, em algum momento, o crescimento implicará aumentar o número de lojas para chegar a mais pessoas. Cada nova unidade demandará atenção a todos os itens mencionados anteriormente. 

  • Horário de atendimento

O horário de funcionamento precisa ser cumprido rigorosamente para fidelizar e não perder clientes. Se a empresa ficar em shopping center, além de tudo, o descumprimento dos horários de abertura ou fechamento pode gerar multa para o proprietário. E em alguns segmentos, como o de supermercados e panificadoras, por exemplo, o horário de atendimento deve ser diferenciado.

Caso a equipe seja reduzida ou o horário de atendimento expandido, o dono poderá ter de assumir funções operacionais na ausência de um funcionário. Por isso, o empresário deve considerar esse aspecto, principalmente se já tem outros negócios para administrar.

Comprar um Negócio | D&R Negócios

INDÚSTRIA

– Localização

No caso da indústria, deve-se observar se o local é favorável à logística, não necessariamente ao cliente.

– Capacidade produtiva

É muito importante criar estratégias para aproveitar melhor a capacidade produtiva da indústria, que pode funcionar até 24h por dia em três ou quatro turnos.

– Tipo de expansão

Diferente do varejo, a indústria pode crescer unicamente por meio da ampliação de sua estrutura no ponto onde já está localizada, desde que espaços ao redor possam ser incorporados por meio da compra ou de aluguel.

O crescimento pode impactar menos a equipe, do que no varejo. Algumas vezes bastar aumentar o número de representantes, sem mexer na equipe de gestão.

– Capital de giro

A maior parte das indústrias vende para seus clientes com prazo de pagamento maior do que o que possui na compra junta aos fornecedores, por isso, precisa ter um bom capital de giro para aumento das vendas.

– A equipe de trabalho Comprar um Negócio | D&R Negócios

O cuidado aqui não é tanto com o atendimento, mas com a qualificação para a eficiência e eficácia durante o processo de produção, exceção é claro quanto aos representantes. Em relação a eles, outro desafio é estarem alinhados às metas da empresa.

Se o objetivo é ampliar a rede de clientes, por exemplo, os profissionais de vendas não podem satisfazer-se apenas com boa comissão por grande volume de vendas a um cliente específico.

Comprar um Negócio | D&R Negócios

SERVIÇOS

  • Cumprimento de prazos de entrega   Se isso já é importante em qualquer segmento, torna-se vital aqui porque a demanda do cliente ou consumidor por um serviço normalmente é imediata ou pelo menos circunstancial e momentânea.

Se serviços precisa de mais prazo para ser entregue, deve-se manter o cliente constantemente informado sobre o andamento das atividades.

  • Qualidade da equipe de trabalho

O atendimento, importante em qualquer segmento, ganha destaque aqui porque relacionamento do prestador de serviços pode ser até mais próximo do cliente do que no varejo. Algumas vezes o serviço é exclusivo para cada contratante, em outras o prestador vai até a casa dele. Logo, além da qualidade técnica e operacional do serviço ofertado, o procedimento do profissional contará muito. Educação, cordialidade, respeito, e a garantia de segurança fazem expressiva diferença ao cliente ou consumidor.

O empresário do segmento de prestação de serviços precisa ser detalhista. Possivelmente, esse seja o ramo de atuação em que tal característica se torne a mais relevante.

D&R Negócios Empresariais 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544

Fale conosco

Ah, confira também nossos E-books:

Tudo o que você precisa saber sobre Compra e Venda de Empresas

Tudo o que você precisa saber sobre Avaliação de Empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top