skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Quero vender minha empresa! Conheça 5 pré-requisitos

Quero Vender Minha Empresa! Conheça 5 Pré-requisitos

Por D&R Negócios –  Se você tem o objetivo de vender sua empresa é fundamental reconhecer os pré-requisitos para negociar e fechar um bom negócio. Por isso, elencamos cinco aspectos que consideremos essencial para vender com segurança. Confira!

Quero vender minha empresa, como fazer ?

  • 1-Prepare a empresa para ser vendida.

Antes de fechar o negócio, o co mprador certamente desejará conhecer as informações da empresa (Saiba mais sobre     Due-Diligence). Sendo assim, quanto mais organizados seus dados estiverem tanto mais fácil será a negociação.    Quando há mais de uma oferta de empresa à venda no mesmo ramo, a organização da empresa para venda é uma das    razões  que fará o seu  negócio ser preferido. A avaliação da empresa para venda também pode favorecer muito os processos de negociação.

  • 2- Não se precipite. Vá passo a passo.     

Se a sua empresa já tem um interessado, há muitas incertezas ainda para serem resolvidas até o fechamento do negócio.

  • 3- Mantenha sigilo.

No Brasil, a primeira ideia que vem à cabeça quando se sabe que alguém está vendendo um negócio, é que a empresa está quebrada. Embora isso não seja verdade, justamente pela existência dessa cultura, é fundamental manter o sigilo sobre o negócio.

Desse modo, deve-se evitar comentar com outros empresários sobre a venda do seu negócio, e nunca  negociar com potenciais compradores na sede da empresa à venda.

Normalmente quando a notícia da venda de uma empresa se espalha, o valor do negócio se reduz e aumenta a dificuldade do processo de venda.  O mercado e os clientes passam a duvidar da marca e dos produtos, crendo que poderão não apresentar a mesma qualidade. Os funcionários, que tendam a ficar  inseguros, e os fornecedores, preocupados os seus pagamentos serão honrados.

  • 4- Cumpra promessas. 

Apenas promessas que podem ser cumpridas devem ser feitas durante todo o processo de negociação. Desse modo, ganha-se credibilidade. E, naturalmente, tudo que for combinado, deve constar no compromisso de intenção de venda ou memorando de entendimentos entre comprador e vendedor.

  • 5-  Saiba reconhecer a necessidade de um intermediador.                                                                       

Por mais competente e experiente que o empresário seja, não necessariamente está apto para conduzir a negociação da própria empresa. Isso seja porque tem know how em sua área, mas lhe falta a expertise de negociação de empresas; ou realmente pela dificuldade de lidar com os aspectos emocionais quando está em jogo um bem pessoal.

Se quiser saber mais sobre a atuação do agente de negócios na intermediação de compra e venda de empresas, te oferecemos um E-book sobre o assunto. Acesse aqui! 

 

Agora que você já avaliou os cinco pré-requisitos para uma venda bem-sucedida, já pode estar decidido à vender sua empresa, aproveitando as oportunidades do mercado. E nós como podemos te ajudar ! Entre em contato conosco.

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube / Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top