skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Seis tipos de investidor para você ser ou para ter em sua empresa

Seis Tipos De Investidor Para Você Ser Ou Para Ter Em Sua Empresa

Nesse post, separamos características de alguns tipos de investidor encontrados no mercado atualmente. Aqui você pode conferir também um vídeo de nosso sócio-diretor, Dejair Baptista de Paula Junior, sobre a diferença entre investidores financeiros e estratégicos. Bom vídeo e boa leitura!

1) Investidor Individual:

Esse tipo de investidor geralmente compra empresas menores. São empresários que tiveram bons resultados tocando suas empresas e querem adquirir outras de pequeno porte para complementar seus negócios. Geralmente fazem aquisição integral das empresas em que investem. Normalmente não exigem e nem tem governança corporativa. E são investidores que visam o longo prazo porque tem o objetivo de permanência na empresa adquirida.

2) Investidor Estratégico:

Em geral, tratam-se de empresas atuantes no setor da empresa-alvo, ou seja, são players que fazem a aquisição de empresa para fomentar o crescimento. Nesse sentido o propósito pode ser:

a) crescer horizontalmente por meio da ampliação da base de clientes – nesse caso a aquisição é para entrar em novos mercados, regiões ou setores;

b) crescer verticalmente por meio o aumento das vendas no mercado em que está – nesse caso, o propósito não é alcançar novos mercados, mas adquirir empresas que possam aumentar a escala do produto ou serviço oferecido.

Em ambos os casos, o investidor compra a empresa, totalmente ou parcialmente, pensando na sinergia que essa possui com seus negócios. Bem como, faz o investimento com expectativas para longo prazo. Isso porque o investidor não tem a pretensão de deixar a empresa adquirida depois de alguns anos.

Esse tipo de investidor têm uma participação ativa na governança da empresa. Visam sempre o longo prazo.

3) Fundo de investimento Private equity:

São fundos focados em empresas privadas que precisam de capital para crescer. Na tradução para o português significam Normalmente buscam médias empresas com potencial de crescimento e que gerem oportunidade de alto retorno em pouco tempo, entre cinco e 10 anos.

Esses fundos compram empresas totalmente e parcialmente, mas são mais exigentes do que os investidores individuais e estratégicos, por exemplo. Só investem em empresas com governança corporativa e participam do Conselho de Administração com direito a voto e a veto. Portanto, além de injetar capital, também atuam nas decisões estratégicas para fomentar o crescimento. Como tem interesse em retorno rápido, estimulam um processo agressivo de gestão com forte pressão por resultados. 

Depois de alavancarem a empresa, saem do investimento por meio da venda ou de abertura e capital, o IPO.

4) Fundo de investimento Venture capital:

São parecidos com os fundos de private equity no que diz respeito ao objetivos, mas diferem quanto ao tipo de empresa. Os fundos de venture capital são focados na aquisição de participação societária em empresas com possibilidades de crescimento exponencial, mas com alto grau de risco. Tanto que, na tradução para o português, venture capital significa capital de risco.Sendo assim, empresas inovadoras em começo de operação e startups são seus alvos preferidos. Os fundos de venture capital  têm participação direta nos riscos da alavancagem do negócio, agregando valor também na gestão administrativa, comercial e financeira.

5) Hedge funds:

São fundos de investimento com objetivo de obter a maior rentabilidade possível. Por isso investem em variados instrumentos ou técnicas de mercado para garantir rendimento atrativo e diminuir o risco. Isso não significa que tenham risco abaixo, o que dependerá do tipo de investimento.  Investem em  títulos públicos do governo, câmbio, petróleo, commodities, e em outros Hedge Funds. Junto com fundos de  private equity, também investem em empresas quer de forma passiva quer com direitos de veto. Normalmente são compostos por investidores profissionais e com elevado patrimônio. E visam prazo de 3 a 6 anos.

6) Fundos de pensão/pessoas físicas:

Esses fundos são compostos por companhias estatais e pessoas físicas de alta renda com objetivo de garantir previdência complementar. E esses fundos podem fazer investimentos na bolsa de valores, em taxas fixas ou mesmo em empresas, conforme disposto em seus regulamentos.

Veja o que o Nosso Investidor Procura

Conheça nossas empresas à venda

Leia também: Descubra o que os investidores mais valorizam em uma empresa

                          Dez vantagens e motivos para você comprar uma empresa

Confira o que é uma avaliação de empresa e conheça 6 motivos para fazer um valuation

Quer saber mais sobre avaliação, compra e venda de empresas ? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top