Skip to content
(44) 3123-3875 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        
D&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de EmpresasD&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de Empresas
  • Quem Somos
  • Serviços
    • AVALIAÇÃO DE EMPRESAS | VALUATION
      • Valuation de Empresas
      • Avaliação de Marcas e Patentes
      • Software Valuation
      • Avaliação de Carteira de Clientes
      • Valuation Startups
    • COMPRA E VENDA DE EMPRESAS
      (Fusões e Aquisições – M&A)
      • Consultoria fusões e aquisições
      • Empresas à Venda
      • Empresas que nosso Investidor Procura
      • Acordo de Sócios
    • PPA | IMPAIRMENT TEST
      • Laudo PPA – Purchase Price Allocation
      • Impairment Test
  • Blog
  • Seja Parceiro
  • Materiais
    • Downloads
  • Fale conosco
  • Baixar Apresentação da D&R
  • Buscar
Open mobile menuClose mobile menu
Carrinho
Blog
Início » Blog » Avaliando o seu negócio: Como calcular o valuation de uma empresa e planejar seu futuro

Avaliando o seu negócio: Como calcular o valuation de uma empresa e planejar seu futuro

  • D&R Negócios
  • Valuation de Empresas
  • 0 Comentários
Valuation empresarial

O valuation da empresa é o cálculo do valor de mercado daquele negócio a partir de métodos específicos para isso. Essa valoração ajuda os empresários a garantir mais equidade em operações de compra e venda, divisão societária ou integração de novo sócio, na divisão de herança ou patrimônio, e nas decisões de estratégia e de investimento.

O valuation é calculado a partir da riqueza que a empresa é capaz de produzir no futuro ou de acordo com comparações de mercado. Os bons métodos consideram todos os ativos da operação e não apenas os bens patrimoniais. Nesse artigo você vai entender melhor sobre esses métodos de valuation e obter outros detalhes a respeito do assunto para aproveitar na sua empresa.

Como fazer o cálculo do valuation?

DCF Discounted Cash Flow

O principal método para calcular o valuation de uma empresa é o Fluxo de Caixa Descontado, cujo nome original em inglês é Discounted Cash Flow (DCF). Sua especialidade é a valoração da empresa considerando a riqueza que está apta a produzir no futuro e não apenas sua condição atual. Os especialistas fazem isso por meio da projeção dos fluxos de caixa do negócio no futuro, tendo como base as médias históricas e as perspectivas de mercado no segmento.

A riqueza projetada sobre um desconto equivalente ao custo de capital para se reconhecer o valor presente de todo o potencial da empresa. A taxa que representa o custo de capital representa o papel do risco do negócio e o retorno mínimo que o mercado esperaria daquele tipo de empresa. Por isso, a escolha dela é um ponto delicado do DCF já que impacta diretamente o valor para mais ou para menos. Não raro, os especialistas utilizam diferentes taxas de desconto para o impacto de diferentes conjuntaras econômicas e de mercado no valuation.

O DCF é um método bem reconhecido pelo mercado porque considera todo potencial interno de crescimento da empresa e mais o contexto de mercado. E isso torna o valuation muito realista.

DCF e Múltiplos

Fórmula do valuation por múltiplos
Fórmula do valuation por múltiplos

Outro modo de calcular o valuation de uma empresa é por comparação com outros negócios similares a partir de múltiplos de mercado, como o Lucro líquido, o Ebit, Ebitda, etc. A maioria dos segmentos utiliza o Ebitda como base de comparação. Nesse caso, se as empresas que servem de base valem em torno de 10x seu Ebitda, então, o valuation do negócio será esse.

O mérito desse método é refletir a realidade de mercado no valuation da empresa, mas sua limitação é não considerar o potencial intrínseco do negócio, como DCF. Por isso, ambos (EV/Ebitda e DCF) podem ser usados conjuntamente para resultar numa valoração mais segura.

Múltiplos de Ebitda
Múltiplos de Ebitda – EV/Ebitda

Também é preciso usar os critérios certos para a seleção das empresas serão usadas como referência. Os negócios comparáveis são aqueles do mesmo segmento, como mesmo perfil de mercado e perspectivas. O cálculo também pode requer ajustes para adequar os valores obtidos na comparação (Ebitda ajustado).

Ativos tangíveis e intangíveis no valuation

O tema dos ativos é um dos que mais merecem atenção no valuation. A valoração da empresa vai muito além do valor de seus equipamentos, máquinas, veículos, estoque, etc. Naturalmente, esses bens entram no cálculo, mas o grande diferencial dos negócios costuma estar nos ativos intangíveis, como marca, patentes, carteira de clientes. A maioria dos balanços patrimoniais não reflete o patrimônio intangível das empresas, mas em grande parte das vezes aí é que está concentrado 80% do valuation do negócio.

No vídeo anterior apresentamos o caso de um empresário que fez o valuation para vender a empresa, mas mudou seus planos e resolveu explorar a riqueza dos seus intangíveis. O exemplo dele é interessante também porque demonstra como calcular o valuation de uma empresa pode ser um passo de gestão e de estratégia.

É importante dizer que métodos como o DCF já consideram esse macro universo de bens no cálculo, o que é imprescindível. Além disso, há também métodos específicos para o valuation de marcas, patentes, carteira de clientes.

Confira esses exemplos de valuation

Calcular o valor da empresa é uma etapa fundamental para qualquer empreendedor ou investidor. Conhecer o valor real da empresa traz diversos benefícios:

  • como auxiliar na tomada de decisões estratégicas para expandir os negócios;
  • proporcionar uma melhor compreensão da situação financeira e facilitar a obtenção de empréstimos ou investimentos;
  • obter o melhor preço possível. caso seja necessário vender a empresa ou suas cotas;

Por isso, o valuation se aplica muito em fusões e aquisições, na divisão societária ou integração de novo sócio; e ainda na divisão de herança ou patrimônio. Portanto, calcular o valor da empresa é essencial para tomar decisões informadas e garantir o sucesso e sustentabilidade do negócio.

Conclusão

Nesse artigo tratamos sobre como calcular o valuation de uma empresa a partir de métodos como DFC e Múltiplos, considerando o valor de todos os seus ativos (tangíveis e intangíveis). Ao longo do texto, abordamos as aplicações de cada método e também os objetivos do valuation para os empresários. Conhecer o valor da empresa ajuda nas negociações de compra e venda, na organização da sociedade empresarial, e na tomada de decisão sobre o futuro do negócio.

valuation empresas

Compartilhe

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Email

D&R Negócios

Outros Artigos

laudo de avaliação de empresa e crédito bancário
Case: Indústria obtém crédito e reduz taxa de juros com laudo de avaliação

A falta de garantias sólidas é um motivo comum para a recusa de crédito de…

dissolução parcial de sociedade
Dissolução parcial de sociedade: métodos para a apuração de haveres do sócio

A saída de um sócio não representa o fim da operação da empresa porque a…

dissolução de sociedade empresarial
Dissolução de sociedade empresarial: como fazer?

Uma sociedade empresarial pode acabar por morte, retirada ou exclusão de sócios. Dissolvê-la, não raro,…

Comments (0)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS
  • Fusões e aquisições (45)
  • Geral (21)
  • Valuation de carteira de clientes (1)
  • Valuation de Empresas (49)
  • Valuation de Intangíveis (14)
  • Valuation de Marca (1)
  • Valuation de patentes (1)
  • Valuation de Software (1)
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
  • valuation de intangíveis
    Valuation de Intangíveis: métodos, exemplos e aplicações
    16 de setembro de 2025
  • ativos intangíveis no Brasil
    Ativos no Brasil e no mundo: cenário comparado entre os dados globais e nacionais sobre intangíveis
    29 de agosto de 2025
  • investimento em intangíveis no Brasil
    As 7 tendências do cenários de investimento em ativos intangíveis no Brasil
    29 de julho de 2025
  • investimentos em intangíveis
    Crescimento dos Investimentos em Intangíveis: O Motor de Valor nas Empresas ao redor do mundo
    7 de julho de 2025
  • como se aumenta o valor da empresa
    Como se aumenta o valor da empresa: confira 8 value drivers
    29 de maio de 2025
Arquivos
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • fevereiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • março 2017
  • previous post: Business valuation: saiba quanto custa avaliar uma empresa
  • next post: O mundo por trás dos indicadores de valuation
D&R Negócios Empresariais

A D&R Negócios Empresariais surgiu para ajudar as empresas do mercado brasileiro com operações de Valuation, Fusões e Aquisições de Empresas (M&A). Atendemos os mais diversos segmentos da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios.


NOSSAS REDES SOCIAIS
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Whatsapp
Política de Privacidade

Baixar Apresentação da
D&R Negócios
D&R NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
+55 (44) 3123-3875

+55 (44) 99923-4544

der@dernegocios.com.br

Av. Pedro Taques, 294
Centro Empresarial Atrium
Torre Sul, Sala 1001-1002 - Zona 10
Cep: 87030-008
Maringá – Paraná - Brasil

D&R Negócios - 2025 - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por:
Hypercorp Marketing Digital
  • Quem Somos
  • Serviços
    • AVALIAÇÃO DE EMPRESAS | VALUATION
      • Valuation de Empresas
      • Avaliação de Marcas e Patentes
      • Software Valuation
      • Avaliação de Carteira de Clientes
      • Valuation Startups
    • COMPRA E VENDA DE EMPRESAS
      (Fusões e Aquisições – M&A)
      • Consultoria fusões e aquisições
      • Empresas à Venda
      • Empresas que nosso Investidor Procura
      • Acordo de Sócios
    • PPA | IMPAIRMENT TEST
      • Laudo PPA – Purchase Price Allocation
      • Impairment Test
  • Blog
  • Seja Parceiro
  • Materiais
    • Downloads
  • Fale conosco
  • Baixar Apresentação da D&R

    Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

    Você poderá saber mais sobre os cookies que estamos usando em .

    Powered by  GDPR Cookie Compliance
    Política de Privacidade

    Acesse nossa Política de Privacidade.

    Cookies Necessários

    O cookie estritamente necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

    Utilizamos os seguintes cookies:

    • Google Ads e Analytics
    • Analytics
    • Facebook
    • Youtube
    • RD Station