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Início » Blog » Avaliando o seu negócio: Como calcular o valuation de uma empresa e planejar seu futuro

Avaliando o seu negócio: Como calcular o valuation de uma empresa e planejar seu futuro

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Valuation empresarial

O valuation da empresa é o cálculo do valor de mercado daquele negócio a partir de métodos específicos para isso. Essa valoração ajuda os empresários a garantir mais equidade em operações de compra e venda, divisão societária ou integração de novo sócio, na divisão de herança ou patrimônio, e nas decisões de estratégia e de investimento.

O valuation é calculado a partir da riqueza que a empresa é capaz de produzir no futuro ou de acordo com comparações de mercado. Os bons métodos consideram todos os ativos da operação e não apenas os bens patrimoniais. Nesse artigo você vai entender melhor sobre esses métodos de valuation e obter outros detalhes a respeito do assunto para aproveitar na sua empresa.

Como fazer o cálculo do valuation?

DCF Discounted Cash Flow

O principal método para calcular o valuation de uma empresa é o Fluxo de Caixa Descontado, cujo nome original em inglês é Discounted Cash Flow (DCF). Sua especialidade é a valoração da empresa considerando a riqueza que está apta a produzir no futuro e não apenas sua condição atual. Os especialistas fazem isso por meio da projeção dos fluxos de caixa do negócio no futuro, tendo como base as médias históricas e as perspectivas de mercado no segmento.

A riqueza projetada sobre um desconto equivalente ao custo de capital para se reconhecer o valor presente de todo o potencial da empresa. A taxa que representa o custo de capital representa o papel do risco do negócio e o retorno mínimo que o mercado esperaria daquele tipo de empresa. Por isso, a escolha dela é um ponto delicado do DCF já que impacta diretamente o valor para mais ou para menos. Não raro, os especialistas utilizam diferentes taxas de desconto para o impacto de diferentes conjuntaras econômicas e de mercado no valuation.

O DCF é um método bem reconhecido pelo mercado porque considera todo potencial interno de crescimento da empresa e mais o contexto de mercado. E isso torna o valuation muito realista.

DCF e Múltiplos

Fórmula do valuation por múltiplos
Fórmula do valuation por múltiplos

Outro modo de calcular o valuation de uma empresa é por comparação com outros negócios similares a partir de múltiplos de mercado, como o Lucro líquido, o Ebit, Ebitda, etc. A maioria dos segmentos utiliza o Ebitda como base de comparação. Nesse caso, se as empresas que servem de base valem em torno de 10x seu Ebitda, então, o valuation do negócio será esse.

O mérito desse método é refletir a realidade de mercado no valuation da empresa, mas sua limitação é não considerar o potencial intrínseco do negócio, como DCF. Por isso, ambos (EV/Ebitda e DCF) podem ser usados conjuntamente para resultar numa valoração mais segura.

Múltiplos de Ebitda
Múltiplos de Ebitda – EV/Ebitda

Também é preciso usar os critérios certos para a seleção das empresas serão usadas como referência. Os negócios comparáveis são aqueles do mesmo segmento, como mesmo perfil de mercado e perspectivas. O cálculo também pode requer ajustes para adequar os valores obtidos na comparação (Ebitda ajustado).

Ativos tangíveis e intangíveis no valuation

O tema dos ativos é um dos que mais merecem atenção no valuation. A valoração da empresa vai muito além do valor de seus equipamentos, máquinas, veículos, estoque, etc. Naturalmente, esses bens entram no cálculo, mas o grande diferencial dos negócios costuma estar nos ativos intangíveis, como marca, patentes, carteira de clientes. A maioria dos balanços patrimoniais não reflete o patrimônio intangível das empresas, mas em grande parte das vezes aí é que está concentrado 80% do valuation do negócio.

No vídeo anterior apresentamos o caso de um empresário que fez o valuation para vender a empresa, mas mudou seus planos e resolveu explorar a riqueza dos seus intangíveis. O exemplo dele é interessante também porque demonstra como calcular o valuation de uma empresa pode ser um passo de gestão e de estratégia.

É importante dizer que métodos como o DCF já consideram esse macro universo de bens no cálculo, o que é imprescindível. Além disso, há também métodos específicos para o valuation de marcas, patentes, carteira de clientes.

Confira esses exemplos de valuation

Calcular o valor da empresa é uma etapa fundamental para qualquer empreendedor ou investidor. Conhecer o valor real da empresa traz diversos benefícios:

  • como auxiliar na tomada de decisões estratégicas para expandir os negócios;
  • proporcionar uma melhor compreensão da situação financeira e facilitar a obtenção de empréstimos ou investimentos;
  • obter o melhor preço possível. caso seja necessário vender a empresa ou suas cotas;

Por isso, o valuation se aplica muito em fusões e aquisições, na divisão societária ou integração de novo sócio; e ainda na divisão de herança ou patrimônio. Portanto, calcular o valor da empresa é essencial para tomar decisões informadas e garantir o sucesso e sustentabilidade do negócio.

Conclusão

Nesse artigo tratamos sobre como calcular o valuation de uma empresa a partir de métodos como DFC e Múltiplos, considerando o valor de todos os seus ativos (tangíveis e intangíveis). Ao longo do texto, abordamos as aplicações de cada método e também os objetivos do valuation para os empresários. Conhecer o valor da empresa ajuda nas negociações de compra e venda, na organização da sociedade empresarial, e na tomada de decisão sobre o futuro do negócio.

valuation empresas

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