Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Descubra o que os investidores mais valorizam em uma empresa
Separamos quatro características que interessam aos investidores de forma geral e para as quais o mercado deve estar atento. Atrair investimentos para sua empresa é essencial para impulsionar o crescimento do seu negócio. Receber apoio financeiro externo pode ajudar a resolver problemas financeiros e colocar em prática projetos que estavam desejados. Mas, para ter sucesso nessa estratégia, é importante que sua empresa seja atraente para os investidores. Então, como atrair investidores para o seu negócio?
Descubra neste artigo como tornar sua empresa mais atrativa para investidores, destacando as características que mais valorizam em uma empresa.
1. Diferenciais da empresa
Nosso primeiro destaque vai para os pontos fortes e diferenciais da empresa que atraem investidores.
a) Receitas recorrentes
Esse tipo de receita é baseada na venda de produtos ou serviços por meio de contratos de longo prazo, que gerem mensalidade. São muito bem vistas pelos investidores porque usualmente oferecem estabilidade ao negócio.
b) Exclusividade
Sabe aquelas empresas com as quais não é fácil competir? Pois é, essas são muito apreciadas porque tornam difícil a entrada de concorrentes. São exemplos aquelas com produtos e serviços patenteados, exclusivos ou cujo know-how é difícil superar. Esse tipo de exclusividade é muito apreciada principalmente nas áreas médica, farmacêutica, veterinária e de tecnologia de máquinas e computadores. Naturalmente, também entram aqui empresas com produtos ou serviços de alto valor agregado, cujos ativos intangíveis são muito relevantes.
c) Compatibilidade e complementariedade
Quando os investidores optam por participar da gestão das empresas em que apostam, consideram imensamente o perfil do sócio. Nesse sentido, a semelhança de propósitos e o bom relacionamento são os pontos mais observados e valorizados. Assim como a complementariedade entre os sócios, isto é, quando apresentam competências diferentes para fortalecer áreas diversas da empresa. Por exemplo, é comum bons gestores financeiros, desejarem sócios com expertise na área comercial e vice-versa.
Para esse tipo de investidor, quando já tem empresa, também é importante a sinergia dessa com o novo negócio adquirido parcialmente ou integralmente. Assim, costumam observar se a empresa em que investirá é complementar em relação a itens como:
- ao portfólio de produtos,
- a atuação geográfica,
- e ao mercado, tornando possível a convergência comercial.
d) Valor justo
A capacidade de demonstrar o valor da empresa por meio de metodologias qualificadas de valuation atrai investidores. Isso porque dá segurança ao comprador e, claro, também ao vendedor. Afinal, quem vai investir está preocupado em saber exatamente onde está aplicando seu dinheiro.
e) Governança corporativa
A experiência em fusões, aquisições e avaliação de empresas aponta que a adoção da governança pode valorizar em até 15% a empresa. Assim, a governança envolve estratégias para regular a administração da empresa, como:
- a adoção de acordo de quotistas ou acionistas;
- Conselho de Administração;
- código de conduta;
- e auditoria independente, por exemplo.
Isso garante transparência e atesta que o proprietário já possui a mentalidade de prestação de contas das operações financeiras das empresas. Assim, facilitam a adesão de sócios ao negócio e valorizam a empresa em processos de compra e venda (fusão e aquisição).
Investidores atraídos
Essas características interessam principalmente a investidores financeiros, isto é, empresas de private equity ou venture capital. Esse tipo aproveita o know-how da empresa adquirida, injeta capital e colabora com expertise na áreas administrativo-financeira para fomentar o crescimento. Depois de alavancá-la, vende ou faz um IPO. Por isso, para eles é tão importante a governança corporativa que lhes dá segurança para investir e acompanhar.
- Private equity: expressão em inglês que pode ser traduzida como “Ativo Privado”, é um tipo de fundo de investimento, representado por uma entidade gestora que compra empresas para alavancar seus resultados e lucrar ao vendê-la depois. Os fundos de Private Equity estão interessados em empresas que já tenham faturamento e boa capacidade de crescimento. Em geral, preferem empresas de médio porte, embora também estejam de olho nas pequenas e prósperas. Naturalmente, quando um fundo desses entra na empresa como sócio, passa a fazer parte das decisões do negócio, então o empresário que vende deve estar preparado para isso.
- Venture capital: conhecido como capital de risco, é um tipo de fundo de investimento para startups ou empresas em começo de operação, logo, difere do private equity justamente pelo perfil de negócios em que se investe. Esse tipo de fundo também auxília na estratégia e gestão para promover o crescimento. No Brasil, tanto os fundos de private equity quanto os de venture capital csão regulados pela Comissão de Valores Mobiliários.
- IPO (Initial Public Offering): É uma sigla, em inglês, para Oferta Pública Inicial (ou OPI), ou seja, designa a primeira vez em que um a empresa venda ações para o público. Abrir ações na bolsa é um dos mecanismos utilizados pelos investidores para lucrar mais. E também atrair talentos por meio da remuneração através de oferta de ações.
2) Planejamento e mudanças internas
Ter um bom plano de negócios é essencial para qualquer empresa que deseja atrair investidores e garantir o sucesso do negócio. Afinal, um plano realista e persuasivo é capaz de demonstrar aos investidores as perspectivas de curto, médio e longo prazos, além de mostrar a viabilidade do projeto. Logo, para tornar a empresa mais atraente para investidores, é importante estruturar um plano de negócios completo, com informações claras sobre objetivos, estratégias de marketing, gestão financeira e operacional.
É importante ter um modelo de negócio inovador, escalável e com alto potencial de crescimento e lucratividade para atrair investidores.
3) Pitch potente e prospecção de investidores
Para encontrar e abordar potenciais investidores para a sua empresa, é essencial construir um pitch potente e eficaz. O pitch é a apresentação da empresa de forma concisa e convincente, destacando estratégias de marketing, conhecimento do mercado, estágio de desenvolvimento, tipo de investimento procurado e valor pretendido. Essa providência transmite confiança e clareza ao apresentar a empresa aos investidores e funciona como diferencial para atraí-los e garantir o sucesso na prospecção de recursos para o crescimento do negócio.
Mas, atenção, essa apresentação deve ser eficiente e nunca arrogante. Alguns investidores preferem empresas com empreendedores comprometidos e experientes, que demonstrem conhecimento de mercado, dedicação, humildade e persistência.
E, depois, que você atrair um investidor não se esqueça de deixar todas as regras de participação dele na empresa bem claras por meio de um bom acordo de sócios.
Conclusão
Nesse artigo, destacamos o que atrai os investidores para uma empresa. Características como o escopo e o planejamento do negócio, a capacidade de apresentação da empresa e seus diferenciais, como receita recorrente, entre outros, ajudam nessa captação. E, na prática, conseguir investimentos para o seu negócio significa abrir campo ao crescimento. Então, se você precisa de ajuda para fazer um valuation, para apresentar sua empresa ao mercado ou para fechar um bom acordo de sócios, conte conosco!
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