As fusões e aquisições (M&A) são uma das principais estratégias de crescimento e reestruturação empresarial…
Memorando de informações: o jeito certo de apresentar sua empresa a um potencial sócio ou investidor

Imagine que um potencial sócio ou investidor esteja interessado em sua empresa. Nesse caso, quais informações você ofereceria para ele?
Essa é uma dúvida muito comum, afinal, por um lado é necessário oferecer as informações suficientes para essa primeira avaliação. Mas, por outro, é preciso cautela para não revelar nada que exponha a empresa sem necessidade, afinal, esse contato pode não evoluir para um fechamento de negócio.
Em processos de fusões e aquisições, a solução para esses casos é Memorando de Informações ou Information Memorandum (Infomemo), também chamado de Book. Resumidamente, esse documento apresenta os dados mais relevantes para um potencial investidor sem expor a empresa. Quer mais detalhes sobre o que ele contém? Então aproveite o nosso artigo!
Depois deste artigo, você saberá:
- O que é um Memorando de Informações e como ele apresenta sua empresa sem expor dados sensíveis.
- Quais informações um investidor realmente precisa no primeiro contato — financeiras, comerciais, de mercado e RH.
- Como o Infomemo ajuda a validar o interesse inicial antes de abrir dados sigilosos.
- A diferença clara entre Memorando de Informações (início da negociação) e Memorando de Entendimentos (fase avançada).
Atenção: Este artigo faz parte de uma séria sobre Aplicações e cuidados em Fusões e Aquisições. O post principal é Fusões e aquisições: seis etapas importantes do processo de M&A que você deve conhecer.
No final deste texto, você encontrará outros artigos correlacionados que completam o tema deste.
O que é o Memorando de Informações e o que esse Book contém?
O Infomemo é um portfólio que apresenta informações relevantes para o potencial sócio fazer a avaliação inicial da empresa e verificar se tem mesmo interesse nela.

Para isso, esse material apresenta as principais áreas do negócio de uma forma que não o exponha além da medida. Afinal, o investidor precisa ter uma noção mais clara dele, contudo, a empresa também deve preservar seus dados estratégicos, especialmente porque nem tem certeza se o interesse daquele comprador vai mesmo se concretizar.
Assim, o Memorando de Informações dá uma visão geral sobre aspectos:
a) financeiros, comerciais, de mercado e de recursos humanos;
b) mas também costuma apresentar um pouco sobre a história da empresa e dos seus sócios.
Se depois dessa análise inicial, interesse no prosseguimento da negociação se mantiver, então virão as próximas etapas típicas do M&A (Mergers and Acquisitions). E, dentro delas, há outros dispositivos para preservar a empresa, como é o caso do Acordo de Confidencialidade e para você saber exatamente quanto ela vale no mercado.

Entenda a diferença entre memorando de informações e memorando de entendimentos
Como dissemos, o Memorando de Informações apresenta dados iniciais da empresa ao interessado. Já o Memorando de Entendimentos é um instrumento para as fases mais avançadas da negociação de compra e venda de empresas. Ele também é chamado de Memorandum of Understanding (Mou) e funciona como uma carta de intenção de compra e venda.
Sendo assim, ambos são documentos importantes dentro do M&A (Mergers and Acquisitions), mas com funções bem diferentes. O primeiro apresenta a empresa e o segundo já um registro das premissas sobre um negócio quando ele avança para o fechamento. Exatamente por isso servem a momentos distintos desse processo. Em suma, usa-se o Memorando de Informações no começo e o Mou já mais perto das etapas finais.
Próximos passos da sua jornada
Este artigo faz parte do conjunto de conteúdos sobre Etapas e Providências na Compra e Venda de Empresas cujo objetivo é mostrar, de forma estruturada, como ocorre cada fase do M&A — desde a análise inicial até o fechamento da operação, passando por etapas críticas como negociação, elaboração de contratos, due diligence e garantia contra passivos. A seguir, você pode explorar os principais conteúdos relacionados a esse tema:
- Como manter o sigilo ao vender uma empresa
Descubra as melhores práticas para proteger informações sensíveis e evitar vazamentos que possam comprometer a operação. - Acordo de Confidencialidade (NDA)
Entenda a importância de proteger informações sensíveis e como firmar um termo de sigilo adequado. - O que é Memorando de Entendimentos
Descubra o papel desse documento na formalização de intenções antes do contrato definitivo. - O que é Due Diligence
Veja como a análise de riscos e passivos é conduzida para garantir a segurança jurídica e financeira da operação. - Contrato Eficiente de Compra e Venda de Empresas
Saiba como deve ser estruturado o contrato principal da operação e quais cláusulas são essenciais para proteger as partes. - Escrow Account: Defesa Contra Passivos
Entenda como esse instrumento pode proteger compradores e vendedores de responsabilidades futuras. - Acordo de Sócios: Sociedade Saudável
Saiba como definir regras de convivência e saída de sócios após a conclusão da operação.
💡 Dica: Depois de compreender as etapas práticas do M&A, explore também o pilar Planejamento e Assessoria em Fusões e Aquisições (M&A) — que mostra como consultorias especializadas e boutiques de M&A podem potencializar resultados e orientar decisões financeiras de alto impacto.
Conclusão
Nesse artigo, tratamos sobre a importância do Memorando de Informações para apresentar o seu negócio a um potencial sócio ou investidor da forma correta. Esse material garante que o interessado tenha uma visão geral da empresa, mas sem dados que só convém a um real interessado. Se você precisar de ajuda para a elaboração de um documento como esse, conte conosco. Essa é uma das nossas especialidades.


Olá sou um Empreendedor, Agente Intermediário gostei muito da vossa materia e apreendi mais com vocês. Att: Óscar Vicente Muanda/Cabinda-Angola