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Início » Blog » Estratégia de empresas: entenda o que é essencial para escolher com eficácia e eficiência

Estratégia de empresas: entenda o que é essencial para escolher com eficácia e eficiência

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estratégia de empresas

Certamente você já sabe para que servem as estratégias empresariais, não é mesmo? Elas definem o caminho da empresa atualmente e no futuro. A grande questão é que, em termos de estratégia de empresas, há múltiplas possibilidades de escolha. Então, como saber se os caminhos que você elegeu são os melhores para o seu negócio? Essa resposta não é tão simples e exatamente por isso faz tanto sentido falar sobre esse assunto. Se você está interessado em saber mais sobre esse assunto, então, aproveite nosso artigo!

O que é estratégia de empresas?

Toda vez que falamos sobre definir objetivos e caminhos para atingi-los é de estratégia de empresas que estamos tratando. Ela determina escolhas em curto, médio ou longo prazo e serve como diretriz para o negócio.

Considerando os principais objetivos dos negócios podemos dizer que são exemplos de estratégias empresariais:

  1. as que visam o crescimento;
  2. as de investimento;
  3. de manutenção ou estabilidade;
  4. e até de redução;
Fusões e aquisições

As estratégias de crescimento empresarial visam a expansão por meio do aumento de lucro, de vendas, ou de participação de mercado. Elas podem ser realizadas de forma orgânica, pela própria operação, ou por meio de fusões e aquisições.

Outra possibilidade é estabelecer uma estratégia de investimento. Isso significa definir exatamente qual setor precisa de mais aporte de capital para fazer frente às demandas do mercado e aos concorrentes.

A estratégia de estabilidade consiste em optar por focar esforços no negócio, mas não em expandir. Por exemplo, se a empresa tem muitas operações, priorizar uma delas; se tem várias unidades, focar nelas e não em aumentá-las (nem em número, nem no tamanho de cada uma). Isso é feito com objetivo de dar maturidade ao negócio, ou seja, dar estabilidade.

Mas e quando o foco é a redução? Bem, num primeiro momento, até pode parecer que isso nem seja uma estratégia, mas é. E, aliás, pode ser muito eficiente. Ter a coragem de criar uma estratégia de redução quando os resultados estão abaixo das expectativas é decisivo. Sendo bem-feita, pode até permitir uma retomada de crescimento posteriormente. Se o destino é de liquidação de parte da empresa, essa estratégia pode reduzir drasticamente os traumas financeiros do fechamento.

Mas, como saber exatamente qual o objetivo certo para sua empresa ?

Em primeiro lugar, a estratégia da empresa depende da definição de um objetivo para depois se escolher os caminhos para atingi-lo. Imagine traçar uma ótima estratégia para objetivos errados. Pois é, justamente para isso não acontecer, existem muitas metodologias para se elaborar uma estratégia empresarial. São alguns exemplos:

  • BSC (Balanced Scorecard Card), desenvolve estratégia considerando clientes, processos internos, aprendizado e crescimento;
  • OKR (Objetives and Key Results), definição de resultados-chave por objetivo;
  • SWOT – estratégia de aferir os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças;
  • e ainda tantas outras formas de definir KPIs, que são indicadores de desempenho para serem observados.

Mas conhecer o valor econômico financeiro da empresa pode ser um meio bem eficiente de definir os objetivos e traçar as estratégias também. Pode até parecer estranho que esse caminho interfira de alguma forma nessa definição, mas conhecer o valuation da sua empresa pode mudar completamente sua visão estratégica sobre ela.

Veja como o Valuation mudou a estratégia desse empresário:

Importância do valuation em estratégia de empresas

Por mais exata que seja a noção do empresário sobre seu negócio, isso é diferente de calcular o seu valor. O valuation ou avaliação econômico-financeira é fruto de uma análise especializada para mensurar um valor justo da empresa no futuro, conforme as potencialidades e a realidade do mercado.

Nesse sentido, o valor dos ativos intangíveis das empresas costumam surpreender. Eles podem representar até mais de 90% do valuation de um negócio e “esconder” potenciais desconhecidos para o dono. O valor de uma marca ou da carteira de clientes, por exemplo, pode ser suficiente para motivar novos investimentos até mesmo em um negócio que não esteja indo tão bem.

Quando o empresário sabe o que confere mais valor para sua empresa, tem mais condições de entender o que é possível fazer para que ela cresça ainda mais do ponto de vista econômico-financeiro.

Assim, entenderá exatamente o potencial de sua empresa para escolher os caminhos mais competitivos. Esses podem incluir, por exemplo:

  • buscar um sócio para qualificar alguma frente de atuação do negócio ou para fazer aporte de capital;
  • procurar parceiros para expansão ou fusão de empresas;
  • aceitar uma proposta de compra e venda, etc.
valution

Conclusão

Nesse artigo falamos sobre estratégia de empresas e, em especial, sobre aspectos essenciais para escolhê-la com eficácia e eficiência. E um desses aspectos é entender exatamente qual é o melhor objetivo para cada negócio. Nesse sentido, se podem adotar metodologias com parâmetros de aferição. Mas é bem importante também conhecer o valor da empresa.

Isso porque um valuation apresenta faces estratégias do negócios, o que ajuda a definir metas. Aliás, esse cálculo pode até mudar as estratégias anteriormente previstas. Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele possa te ajuda a pensar as estratégias da sua empresa.

Valuation avaliação de empresas

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