Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Valuation: entenda como calcular o valor de uma empresa
A dúvida sobre como calcular o valor uma empresa é bastante comum entre os empresários. O dono conhece seu negócio e sabe se o desempenho dele está bom ou não. Mas saber quanto ela vale depende da análise de muitos fatores e isso só é possível por meio do valuation. Esse é um processo com cálculos especializados para a avaliação econômico-financeira da empresa por meio de indicadores, escolhidos de acordo com as condições de cada negócio. Dentre eles, muita gente já pensa em patrimônio e faturamento, mas o valor de uma empresa saudável vai muito além disso. Os cálculos mais seguros de valuation usam o fluxo de caixa das empresas e o EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na tradução livre para o português). Se você quer entender melhor como funciona esse percurso para se chegar ao valor real e justo de um negócio, então, aproveite o nosso artigo!
Como calcular o valor de uma empresa: entenda os caminhos mais seguros
Existem variações no modo de calcular o valor de uma empresa, mas se faz o valuation de uma organização saudável a partir do seu fluxo de caixa. Esse é o indicador mais preciso de todos, pois, reflete a realidade financeira do negócio.
Muita gente se pergunta sobre calcular o valor da empresa pelo faturamento, mas essa métrica é perigosa. Afinal, uma empresa pode faturar muito e dar prejuízo, enquanto outra que fature menos pode dar lucro. Desse modo, um valuation feito com esse indicador nem sempre representa o real potencial do negócio.
O mesmo raciocínio aplica-se ao lucro líquido. Por exemplo, na ilustração seguinte, as empresas A e B têm o mesmo lucro líquido, mas uma delas tem maior necessidade de capital de giro e aquisição de equipamentos do que a outra, o que afeta o fluxo de caixa. E essa diferença vai se refletir no valuation porque impacta a liquidez do negócio.
Enquanto isso, o fluxo de caixa é uma métrica que avalia o valor da empresa considerando seu potencial futuro e não somente a sua condição atual.
Passo a passo de como calcular o valor de uma empresa pelo fluxo de caixa
O cálculo do valor de uma empresa pelo fluxo de caixa considera o seu potencial de geração de riqueza no futuro e não somente no momento atual. O método de valuation que permite fazer esse tipo de cálculo é o Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted cash flow). O DCF tem como premissa o valor intrínseco de uma empresa, isto é, a renda que ela é capaz de produzir pelas suas características operacionais próprias.
Para chegar ao valor da empresa, em resumo, o DCF segue algumas etapas principais que são:
- 1) Calcular o fluxo de caixa da empresa para os próximos anos, a partir da taxa de crescimento de seus resultados históricos e conforme o mercado. Projetam-se também os fluxos de caixa na perpetuidade (rendimento da empresa ao longo do tempo).
- 2) Definir uma taxa de desconto para aplicar aos fluxos de caixa projetados. Ela deve representar o risco da empresa, ou seja, o custo de capital para garantir o crescimento calculado para o futuro;
- 3) Aplicar a taxa de desconto escolhida aos fluxos de caixa projetados para trazer os resultados a valor presente;
- 4) Somar os resultados trazidos a valor presente (fluxos de caixa projetados e perpetuidade) para se chegar ao valor da empresa.
- n = Número de períodos projetados (horizonte de tempo)
- FCE = Fluxo de caixa do período projetado;
- i = Período do fluxo de caixa projetado;
- g = Taxa de crescimento da perpetuidade; e
- TD = Taxa de desconto (normalmente WACC),
Aumentando o valor da empresa
O valuation pelo fluxo de caixa descontado pode te ajudar também a agregar valor a sua empresa. O percurso desse cálculo costuma demonstrar pontos onde você está perdendo ou deixando de ganhar dinheiro. Alguns pontos chaves que costumam aparecer são, por exemplo:
- indicativos de melhorias para a gestão da empresa;
- necessidade de melhorar a gestão da marca ou da carteira de clientes;
- indicação de mais atenção ao preço dos insumos;
- e escolha dos fornecedores.
O empresário ou seu corpo gestor usam essas diretrizes para fortalecer a empresa e até para aumentar o valor do negócio. Esse foi o caso, por exemplo de um cliente que otimizou sua indústria a partir de um primeiro valuation.
Valuation por múltiplos: veja como calcular o valor de uma empresa por comparação
Outro bom indicador para avaliar o valor de uma empresa é o Ebitda. Essa é uma métrica de desempenho operacional da empresa que não considera juros, impostos, depreciação e amortização. Por isso, é um bom parâmetro para comparação entre negócios do mundo todo.
Nesse caso, usa-se o Ebitda como um múltiplo para calcular o valuation da empresa em comparação com outras do mercado.
Os múltiplos são relações entre o valor de mercado e uma variável. No caso do Ebitda, se uma empresa tem um EBITDA estimado no valor de R$50.000.000,00, e um múltiplo de EBITDA de 10 vezes, então, o seu valuation será de R$ 500.000.000,00. Em outras palavras, isso significa que o valor daquela empresa é o equivalente a dez anos de geração de caixa operacional.
Mas você pode estar se perguntando como o avaliador chegou nesse múltiplo citado, é a partir de outras empresas operacionalmente semelhantes, que funcionam como base para definição do fator de multiplicação do valution. Na imagem do exemplo anterior, vemos que três empresas de valores diferentes, mas com EV = 10xEBITDA serviram de parâmetro.
Esse processo, que pode parecer simples à primeira vista, na realidade, requer bastante expertise profissional principalmente para a escolha correta das empresas comparáveis.
Ebitda no valuation
Naturalmente, pode-se usar outros múltiplos além do Ebitda. A escolha por ele deve-se ao fato de ser uma medida absoluta de desempenho operacional expressa em valor. Logo, só reconhece a diferença entre as receitas e os custos e despesas da operação, sem incluir dados que podem variar de uma região para a outra, como depreciação, amortização, juros e impostos sobre o lucro. Desse modo, é possível comparar empresas de diferentes localidades e até de países distintos a partir desse indicador, desde que elas tenham as mesmas características operacionais e similares em setor, risco, crescimento e potencial de resultados. E, assim, calcula-se um valuation totalmente alinhado com a realidade do mercado.
Como fazer o cálculo de valor da empresa por outras formas de valuation
Outro indicador bastante usado para calcular o valor de uma empresa por comparação é o valor de venda de outros negócios semelhantes. Esse caminho de valuation chama-se transações comparadas e sua lógica é muito parecida com a utilizada no caso dos múltiplos.
Casos específicos e empresas não saudáveis podem contar com outros formas de valuation. O método de avaliação por valor patrimonial ou contábil, por exemplo, considera a contabilidade e o patrimônio líquido da empresa. Desse modo, usam-se os números do seu balanço, isto é, leva em conta o valor contábil dos ativos ou do Patrimônio Líquido, sem considerar ativos intangíveis. Por isso, o seu uso se justifica apenas para a venda de empresas inativas com ativos significativos ou empresas em dificuldades financeiras que precisam ser vendidas com urgência. Assim como, há o método de liquidação para empresas que foram fechadas.
Como calcular o valor de uma empresa para venda?
O processo de calcular o valor de uma empresa para venda é pelo fluxo de caixa descontado ou por comparação, seja a partir do Ebitda ou do valor de venda de outras empresas semelhantes. Isso significa que o percurso do valuation é sempre o mesmo independentemente da aplicação que ele terá. Pode haver algumas alterações com relação ao uso do método, considerando-se o segmento para o qual é aplicado, como tratamos nesse artigo sobre o setor de serviços.
Calcular o valor de uma empresa para venda é um dos principais motivos para o valuation, já que as operações de fusões e aquisições são mais seguras quando se começa por aí. Contudo, é preciso lembrar que a avaliação de empresas serve para outros fins. Por exemplo, a alteração de estrutura societária, com a saída de um sócio ou a adesão de um novo parceiro à sociedade empresarial. O valuation também costuma ser aplicado a outras situações, como:
- separação societária por motivo de divórcio;
- divisão de herança;
- a comprovação de liquidez da empresa para uma instituição bancária;
- e como estratégia de gestão para analisar se um investimento compensa ou ainda para fazer a empresa valer mais no mercado.
Não calcule o preço de uma empresa, mas sim seu valor
Existe uma diferença substancial entre preço de uma empresa e valor. Ao pensar sobre valor, muita gente quer saber como calcular o preço de uma empresa? Mas preço e valor não são a mesma coisa e avaliar uma empresa é mensurar o seu valor e não o seu preço.
O preço é uma expressão monetária investida para aquisição de um bem ou serviço. Já o valor é uma expressão mais ampla que considera mais aspectos além do financeiro, como potencial de crescimento, e o impacto de bens intangíveis, etc.
Especialmente esses ativos intangíveis (marca e carteira de clientes) podem concentrar a maior parte do valor de uma empresa e isso muitas vezes está passando despercebido para o empresário.
A formalização desse cálculo no valuation gera um registro defensável perante o mercado e dá mais segurança em negociações.
É importante considerar também que o valuation requer a ajuda profissional para o cálculo do valor seguir uma premissa de segurança, confiabilidade e qualidade. Se você quer qualificar suas estratégias de gestão ou se planeja uma fusão ou aquisição, recomendamos que busque ajuda de um profissional especializado em avaliação de empresas.
Conclusão
Portanto, ao calcular o valor de uma empresa, é essencial considerar não apenas o preço, mas também todos os aspectos que compõem o seu verdadeiro valor. A escolha do método de valuation mais adequado e a busca por ajuda profissional são passos fundamentais para garantir uma avaliação precisa e confiável. Esse é um bom modo como avaliar uma empresa para venda, mas é importante lembrar que o valuation não se limita apenas à venda da empresa. Ele também pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão do negócio e para tomadas de decisão estratégicas. Ao compreender e aplicar corretamente o valuation, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e maximizar o potencial da sua empresa. Mas para isso se tornar realidade você precisa de ajuda profissional.
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