Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Saiba como calcular o valor de uma empresa de serviços e entenda as oportunidades que isso pode abrir no mercado nacional
O setor de serviços é responsável por mais de 70% de nosso Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país. Estamos falando de uma enorme variedade de tipos de trabalhos prestados, incluindo assessorias, consultorias, empresas da área de saúde, equipamentos segurança, educação, tecnologia, etc. A relevância econômica desse segmento justifica sua participação em operações como fusões, aquisições, reorganização societária, etc. Todas essas negociações se tornam muito mais seguras quando o valor da empresa é conhecido e, para isso, o empresário precisa de um valuation. Além de ajudar na valoração da empresa, esse processo permite reconhecer os pontos mais fortes de um mercado que pode te gerar muitas oportunidades. Mas você sabe o que determina o valuation de uma empresa do segmento de serviços? Nesse artigo vamos te mostrar como calcular o valor de uma empresa de serviços. Confira!
Como calcular o valuation de uma empresa de serviços?
O valor de uma empresa é calculado de acordo com seu potencial de gerar riqueza no futuro ou a sua relevância atual quando comparada com outros negócios de mesmo perfil. O melhor modo como calcular o valor de uma empresa de serviços é usadndo dois métodos de avaliação de empresas conhecidos como Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa e Avaliação relativa ou por múltiplos.
A primeira estimar o valor da empresa a partir de projeções de fluxo de caixa para o futuro dentro da sua taxa de crescimento média e das perspectivas de mercado. Já o valuation por múltiplos mensurar o valor do negócio em comparação com outros semelhantes do mercado a partir de indicadores como o Ebitda.
Esses caminhos para o valuation são aplicáveis a qualquer tipo de empresa. Mas, então, você pode estar se perguntando porque nos propusemos a tratar especialmente sobre como calcular o valor de uma empresa de serviços. E a resposta é simples: porque cada segmento possui especificidades a serem consideradas no processo de valuation.
Então, como calcular o valor de uma empresa de serviços ?
Calcula-se o valuation de uma empresa de serviços por meio de qualquer método convencional de avaliação de empresas. Contudo, os elementos que vão impactar o valor econômico-financeiro dos negócios desse setor são muito próprios. No caso do segmento de serviços, o empresário não deve esperar que capital de giro e bens tangíveis sejam seu diferencial, mas pode contar com a receita recorrente e com os ativos intangíveis que farão muita diferença. Considerando a importância desses dois itens mencionados, seguimos desenvolvendo informações a respeito de cada um deles.
Não espere que capital de giro e bens tangíveis sejam seu diferencial no valor de empresa
O cálculo do valor da empresa baseado no seu potencial de riqueza futuro (Fluxo de Caixa Descontado) passa pela sua geração de capital de giro e pelo CAPEX. Essa é a sigla para a expressão inglesa capital expenditure ou, em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital, isto é, ativos imobilizados como máquinas, equipamentos, veículos entre outros.
Mas, nem o capital de giro, nem o Capex são grandes diferenciais em negócios do segmento de serviços. A geração de caixa e volume de bens são muito menores nessa área do que em outros segmentos, como o setor industrial, por exemplo. Contudo, nem por isso, empresas se serviços são pouco importantes, aliás, muito pelo contrário, podem ser empresas extremamente valiosas no mercado atualmente. Então, para calcular o valor de uma empresa de serviços de modo a refletir seu potencial é essencial considerar os intangíveis.
Conte com a receita recorrente e com os ativos intangíveis que farão muita diferença
Imagine duas empresas que prestem o mesmo serviço. Agora pense no que faria você escolher pagar mais a uma do que a outra. Possivelmente, não seria a qualidade de seus equipamentos, mas provavelmente a qualificação de seus profissionais e a credibilidade de sua marca.
Sendo assim, o valor de uma empresa de serviços é profundamente impactado por itens como:
- A qualificação dos profissionais ligados à prestação de serviços, seu know-how, expertise, conhecimento acumulado;
- Naturalmente esse tipo de qualidade impacta a força da marca da empresa, portanto, esse valor também conta muito;
- A qualificação dos serviços e da marca impactam também a carteira de clientes das empresas de serviços, de modo que esse é outro bem intangível que faz diferença na sua estimativa de valor.
Além da qualificação de valor pelos bens intangíveis, a receita recorrente é outro item que valoriza muito os negócios do mercado de serviços. Afinal, o pagamento recorrente assegura a manutenção do fluxo de caixa e estimula a retenção de clientes. Além disso, na medida em que seja um cliente satisfeito, também se fideliza e, por consequência, valoriza a carteira de clientes e a marca, ativos intangíveis já mencionados.
Para que calcular o valor de empresa de serviços?
O cálculo do valor de uma empresa para a venda é um dos objetivos mais comuns para a realização de uma avaliação de empresas. Mas essa não é a única aplicação do valuation. Outra aplicação que pode ser muito útil é para a valorização da empresa.
O processo de um valuation permite reconhecer pontos a serem melhorados para que a empresa aumente seu valor em médio e longo prazos. É possível reconhecer, por exemplo, vários aspectos entre os ativos intangíveis capazes de fazer uma empresa de serviços valer mais. Além disso, o vlauation também pode ajudar em outras situações como reestruturação societária, divisão de bens, etc.
Conclusão
Nesse artigo, tratamos sobre como calcular o valor de uma empresa de serviços. Vimos que é o valuation se aplica a todas as empresas e, em geral, para todas elas seguem caminhos muito parecidos. Os principais deles são o fluxo de caixa descontado e o método de múltiplos. O primeiro considera o potencial da empresa para o futuro e o segundo está profundamente ligado a realidade do mercado, já que baseia-se na comparação. A particularidade do valuation de uma empresa de serviços são os fatores que mais contam na valorização. Seus pontos mais fortes, ou seja, receitas recorrentes e ativos intangíveis porque capital de giro e bens tangíveis não são o diferencial de negócios desse mercado. Precisa conhecer o valor da sua empresa? Fale conosco!
AMEI O ARTIGO