Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Como valorizar uma empresa?
Aumentar o valor da empresa significativamente de um ano para outro apenas usando o potencial interno dela é plenamente possível. Para isso, é preciso reconhecer os potenciais internos dela, corrigir brechas e aproveitar potencialidades. Isso permite valorizar uma empresa, isto é, fazê-la valer mais econômica e financeiramente. O mais interessante é que você pode crescer em valor sem mexer na estrutura e nem na equipe. Isso apenas reconhecendo riquezas escondidas e gerindo-as de forma mais estratégica. Se quer saber como valorizar uma empresa, então já podemos te dizer que existe um percurso muito eficiente para isso. Por isso, dedicamos esse artigo justamente para tratar sobre esse trajeto em busca de valer mais. Confira!
Você sabe o que valoriza uma empresa?
Como mencionamos é possível fazer uma empresa valer mais do ponto de vista econômico e financeiro por meio da definição de value drivers ou direcionadores de valor. Eles são indicadores daquilo que pode ser gerido na empresa para o negócio valer mais. Contudo, eles não são iguais para todas as empresas, então, é preciso descobrir quais fazem mais sentido para cada caso. Essa descoberta é feita por meio de uma valuation (avaliação de empresas), o processo profissional de calcular o valor da empresa.
Existem muitos caminhos para se calcular o valor de uma empresa. Mas, quando se deseja estabelecer indicadores, o mais adequado é o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), que, na realidade, já é um dos métodos mais reconhecidos pelo mercado para o valuation. Durante sua aplicação é possível definir pontos fortes da empresa e aspectos a melhorar para valorizá-la.
O cálculo pelo FCD se baseia no valor intrínseco da empresa, ou seja, na riqueza que ela pode produzir pelo seu potencial operacional interno. Nesse caso, o avaliador analisa sua taxa de crescimento a partir dos resultados históricos da empresa e do contexto de mercado. Com isso, consegue projetar os fluxos de caixa que ela produzirá em médio e longo prazos e, depois, usa estratégias para trazer esse montante proporcionalmente a valor presente. Em suma, o valor atual da empresa deve refletir todo esse potencial futuro. Mas você pode estar se perguntando como os drives de valor se revelam nesse percurso?
Value drivers
Como mencionamos, nesse processo de análise da empresa e do mercado o avaliador observa áreas-chave do negócio. Por isso, percebe brechas e potencialidades. Se as ameaças são resolvidas e as oportunidades exploradas, então, a empresa se valoriza. É daí, portanto, que surgem os indicadores ou direcionadores de valor.
Desse modo, esses value drivers passam a fazer parte da estratégia do negócio a partir daquele primeiro valuation. Depois de implementadas, um novo valuation pode aferir a valorização da empresa. Há experiências bem interessantes demonstrando como esse tipo de estratégia pode qualificar um negócio. Abaixo você pode conhecer, por exemplo, a experiência do Diego. Ele estava pensando em vender a sua empresa, quando descobriu que ela tinha um grande potencial inexplorado. Então isso mudou totalmente o curso das escolhas dele.
Então, em suma, o caminho para responder a pergunta sobre como valorizar uma empresa é:
- conheça quanto ela vale neste momento,
- reconheça indicadores relevantes para o seu negócio e, com base neles,
- trace formas de aumentar o valor da empresa.
Outras formas de calcular o valor da empresa
Mas se você já ouvir falar alguma vez sobre valuation, então pode estar se perguntando sobre o papel das outras metodologias na valorização das empresas. De fato, é possível calcular o valor por outros meios. Outra forma bem tradicional de fazer isso é através do valor relativo, ou seja, em comparação com outras empresas idênticas do mercado. Em geral, costuma-se usar o Ebitda como base de comparação e de cálculo. Esse é um indicador operacional bem próprio para a valoração.
Nesse caso, chega-se a um múltiplo ideal de Ebitda a partir da análise do mercado e ele se torna a base de cálculo. Se estamos falando, por exemplo de 2xEbitda significa dizer que a empresa valerá duas vezes o seu Ebitda.
Além disso, o tipo de valuation por múltiplos também pode usar outros dados como o lucro líquido, o Ebit e até o faturamento. Mas nenhum deles é tão ideal quanto o anterior. Outras vezes, o valor de venda de empresas idênticas à avaliada se torna um termo de comparação (Avaliação por Transações Comparadas).
Essas análises por valor relativo não são incompatíveis com as de valor intrínseco; muito pelo contrário. É comum associá-las ao Fluxo de Caixa para aumentar a assertividade do valor final. E, desse modo, só corroboram com uma análise mais fidedigna da empresa e até dos indicadores escolhidos. Especialmente porque são métodos muito focados na realidade do mercado. Saiba mais sobre métodos de valuation.
Conheça algumas formas de aumentar o valor de uma empresa
Já dissemos que não existem receitas prontas sobre como valorizar uma empresa. Mas há alguns aspectos que costumam repercutir em boa parte delas. Vamos, então, citá-los aqui:
- 1. Gerenciamento de processos com descentralização para tornar a empresa menos dependente do seu proprietário;
- 2. Performance financeira com auditoria e qualidade dos números;
- 3. Potencial de crescimento para identificar os aspectos mais importantes para o futuro da empresa;
- 4. Independência com diversificação de clientes, de fornecedores; e mecanismos para depender menos de funcionários específicos;
- 5. Equilíbrio do fluxo de caixa da empresa e do capital de giro da empresa;
- 6. Receita recorrente com aumento da proporção e do percentual de clientes que tenham pagamentos mensais ou periódicos;
- 7. Controle do negócio com reconhecimento do nível de originalidade do negócio e percepção sobre o quanto a oferta de produtos ou serviços da empresa é significativa para o mercado;
- 8. Aferição da satisfação do cliente a partir de uma mensuração do que os clientes realmente pensam da empresa.
Veja porque a valorização da empresa é útil para quem já está indo bem
O uso dos indicadores para valorização ajuda empresas a voltarem a crescer e a aumentarem o valor do negócio, mas também podem potencializar a performance de empresas que já estão indo bem. Pode-se descobrir, por exemplo, que uma empresa com ótimos resultados comerciais ainda não explora todo seu potencial. Seus representantes podem vender muito para poucos clientes ou quem sabe vender bem numa região que teria muito mais potencial a ser explorado. Perceber esse tipo de situação não só fomenta o crescimento como defende o negócio da saída de um cliente ou da entrada de um concorrente.
. Em qualquer um dos casos, a atenção aos value drivers pode ajudar a:
- qualificar a gestão do negócio a fim de dar perpetuidade para a empresa;
- Preparar uma transição de qualidade para herdeiros ou para um sócio;
- E até preparar a empresa para a venda parcial ou total.
Conclusão
Pensar em como valorizar uma empresa é uma atitude estratégica. E, mais do que isso, é uma estratégia exequível e que pode redundar em múltiplos benefícios para qualquer tipo de negócio Por isso, nesse artigo, tratamos sobre como tornar possível a valorização da empresa.
Em suma, mostramos como a avaliação da empresa (valuation) é um passo inicial importante para definir indicadores (value drivers/direcionadores de valor). E, a partir deles, traçar formas de aumentar o valor de maneira sustentável, aproveitando todo o potencial do negócio.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você também pensar sobre o assunto. Se quiser saber sobre como valorizar uma empresa ou desejar falar conosco aproveite a nossa página ou faça contato conosco.
Gostei das explicacoes sobre o aumento do valor de mercado da empresa usando as estrategias por voces mencionadas