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Avaliação de ativos: entenda os critérios e a importância de calcular o valor dos bens tangíveis da empresa
Os ativos de uma empresa compõem tanto o patrimônio imobilizado (ativos tangíveis) quanto os bens intangíveis. O valuation ou avaliação de empresas valuation apura o valor do negócio considerando todo esse universo de ativos, embora seja possível também avaliá-los separadamente.
Conhecer esse valor vai revelar um tesouro oculto em sua empresa, especialmente considerando os ativos intangíveis que não tem existência física, mas concentram grande valor econômico no negócio. Atualmente, de acordo com estudo da consultoria norte-americana Ocean Tomo, o valor das 500 maiores empresas do mundo é constituído, em média, por 80% de intangíveis e 20% de ativos tangíveis. Contudo, a maioria dos balanços patrimoniais não reflete essa riqueza intangível das empresas, mas o valuation apura o valor da empresa considerando todo o seu universo de ativos.
Se você quer saber mais sobre como calcular o valor dos ativos da sua empresa, então confira nosso artigo, pois, nele tratamos sobre esse asssunto. Confira !
O que é avaliação de ativos?
A avaliação de ativos é uma operação que permite conhecer o seu valor e que pode ser aplicada tanto a bens tangíveis, quanto aos intangíveis.
A avaliação de ativos intangíveis permite a valoração de bens que não existem fisicamente, embora contenham a maior riqueza da organização, como carteira de clientes, direitos Autorais; direitos sobre hipoteca; e de comercialização; franquias; know-how; licenças; marcas; patentes; quotas de importação; recursos humanos; softwares; tecnologia, etc.
Mesmo quando esses bens intangíveis estão associados a alguma substância física perceptível, sua parte mais relevante não é essa. O valor econômico-financeiro de uma licença ou patente, por exemplo, não reside no documento comprobatório da mesma, mas no seu significado, daí porque esse continua sendo um bem intangível.
Já no caso do imobilizado, os laudos de avaliação ajudam a materializar e documentar o valor desses bens concretos da empresa e necessários para a manutenção de suas atividades, como imóveis; máquinas e equipamentos; estoques; ações e capital financeiro; recursos naturais e matéria-prima; trabalho em andamento, etc. Essa avaliação de ativos tangíveis ajuda a empresa em inúmeras situações que vão do controle patrimonial até a realização do PPA (Purchase Price Allocation) ou Alocação do Preço de Compra, na tradução livre para o português, que é é a apuração do valor dos ativos e passivos adquiridos, tanto tangíveis como intangíveis.
Quando se realiza uma operação de compra, venda, fusão ou incorporação de empresas, a empresa que adquiriu tem o direito de incorporar todo os ativos do negócio adquirido em seu balanço patrimonial, inclusive, os intangíveis que, com exceção desses casos, não podem entrar naquele balanço. Essa contabilização pode, inclusive, trazer benefícios fiscais à empresa compradora.
Quais são os principais métodos de avaliação de ativos?
Os métodos de valuation aferem o valor total das empresas principalmente com base em sua capacidade de gerar renda no futuro. Ao levantar dados para apurar quanto uma empresa pode produzir no futuro, naturalmente são considerados tanto ativos tangíveis quanto bens intangíveis. O método de valuation mais comum é o Fluxo de Caixa Descontado juntamente com o método de múltiplos que usa principalmente o Ebitda.
Mas, é possível adotar métodos de avaliação de ativos para apurar especificamente o valor de cada um desses bens. A dúvida mais comum nesses casos é sobre como mensurar o valor de um ativo intangível justamente porque esses são bens não-monetários, embora com alto valor econômico. Por isso, apresentamos mais detalhes sobre esse assunto na sequência de nosso artigo.
Como avaliar ativos intangíveis?
Os principais métodos de avaliação de ativos intangíveis adotados são Income Approach; o Market Approach; e o Cost Approach.
Cost Approach:
A avaliação de bens intangíveis por essa abordagem de custo (Cost Approach) calcula o valor a partir do custo histórico do ativo, conforme regra contábil CPC 04. Essa abordagem estima o valor do investimento necessário para o ativo intangível voltar a gerar lucro. É um meio de avaliar ativos de negócios que possivelmente serão liquidados ou extintos porque não geram mais fluxo de caixa positivo.
Também pode ser útil em outros casos, como:
- comprar os ativos da empresa a valor líquido ou de mercado,
- avaliar quanto foi investido ou gasto para que aquele ativo tenha chegado a rentabilidade da atualidade.
Makert Approach
A avaliação de ativos intangíveis por essa abordagem se dá por comparação com outros ativos semelhantes no mercado. É o valor do ativo com base na média de mercado para operações recentes de compra e venda com bens semelhantes.
Income Approach
A avaliação de intangíveis pela abordagem de renda ou lucro calcula o valor pela expectativa do benefício econômico futuro do ativo. Esse é o método mais utilizado.
Esse método parte do pressuposto que a empresa vai continuar em operação perenemente e, portanto, vai gerar fluxos de caixa futuros que assegurarão sua perpetuidade. Nesse caso, o valor da empresa e de todos os seus ativos intangíveis é o valor presente dos fluxos de caixa futuros, descontados por uma taxa que reflita o risco do negócio. Essa projeção é feita a partir de séries históricas de dados dos bens intangíveis.
As premissas ou critérios de avaliação de ativos em todos esses casos são as informações contábeis, gerenciais, operacionais, financeiras e comerciais; dados macroeconômicos, setoriais e de mercado. É muito importante considerar muitas vezes o ativo intangível depende de outros para gerar rentabilidade (contributory assets), de modo que isso também deve ser considerado no processo de apuração de seu valor.
Depois dos cálculos detalhados a partir da metodologia especializadas, o resultado apresentado no laudo de avaliação de ativos é:
- O valor do ativo;
- Dados da avaliação e do seu percurso;
- Apontamentos sobre perspectivas para o ativo em médio prazo.
Qual a importância da avaliação dos intangíveis?
Os laudos técnicos de avaliação dos intangíveis ajudam a materializar e documentar o valor desses bens. Isso pode ser útil em inúmeras situações, como, por exemplo:
- Dar igualdade a processos de compra e venda de empresa (fusões e aquisições ou M&A); quando um novo sócio entra no negócio, ou se há dissolução societária;
- Buscar novos investimentos por meio de investidores ou financiamentos;
- Obter/oferecer garantias fiduciárias, principalmente para empresas prestadoras de serviços que não têm lastro em bens de capital;
- Organizar a abertura da empresa para franquias;
- Realizar abertura de capital em bolsa de valores;
- Realização do PPA (Purchase Price Allocation)
Precisamos lembrar que os bens intangíveis podem equivaler a até 90% do valor total da empresas, por isso, o valuation desse tipo de bem é fundamental para as definições de estratégia de seu negócio. Nesse vídeo você verá como a avaliação de ativos intangíveis mudou a história dessa empresa.
Avaliação do ativo intangível marca
Dentro todos os intangíveis, a marca é uma das principais fontes de criação de valor agregado para as empresas. O valuation da marca mostra seu valor econômico-financeiro e, por consequência, mostra o quanto esse ativo é importante para trazer um cliente ao seu negócio e quanto cria de valor econômico para sua empresa. Veja a importância do valuation da marca:
- Reconhecer quanto a marca representa economicamente para a empresa;
- Entender o quanto a marca é importante para trazer um cliente ao seu negócio;
- Obter benefícios fiscais em caso de venda para terceiros;
- Gerar indicadores para aumentar o valor da marca.
Patentes
Já as patentes representam a propriedade sobre uma criação original ou muito importante e deve ser valorada sempre que tiver potencial de gerar produto ou receita. Conhecer o valor da patente é decisivo para a decisão sobre sua manutenção, negociação e até comercialização. O valuation permite:
- Negociação para a venda;
- Determinar o valor de uso para licenciamento;
- Decidir se a patente merece investimento ou não;
- Usar o valuation como garantia para empréstimos ou financiamentos bancários;
- Atender a fins fiscais ou em combinação de negócios – CPC 15 (Purchase Price Allocation).
Carteira de clientes
A carteira de clientes é um ativo fundamental para a construção de fidelidade e de ganhos futuros com cross-selling (venda casada) e a ampliação do marketshare (fatia de mercado). Em geral, os perfis de clientes variam conforme o nível de engajamento e o modo de interação deles com a empresa. O valuation da carteira de clientes tem mecanismos de controle de todos esses tipos de especificidades e garante a apuração de valor defensável perante o mercado. Com isso, pode te ajudar a:
- Identificar ações estratégicas para aumentar o valor desta carteira de clientes;
- Reconhecer objetivamente o valor de sua carteira de clientes;
- Vender ou comprar carteira de clientes com equidade para todos os lados;
- Realizar o PPA (Purchase Price Allocation), após combinação de negócios.
- Gerar insigths para a estratégia da empresa.
Software
O software valuation é o cálculo do valor de cada programa, plataforma, aplicativo, etc., para reconhecimento do seu potencial econômico-financeiro individual. É diferente da avaliação de uma empresa de software, em que entram as licenças de seus produtos. Sendo assim, a avaliação de software permite operações econômico-financeiras específicas com esse ativo intangível.
- Venda do software;
- Venda do código fonte, com ou sem exclusividade;
- Inclusão do valor no balanço patrimonial da empresa;
- Inclusão em fusão ou joint-venture;
- Fazer o licenciamento do software;
- Levantar fundos para empresa nova por meio da atração de investidores;
- Transferência do ativo entre empresas.
Naming Righ
A valoração de um Naming Right é de suma importância no contexto atual de patrocínios e parcerias estratégicas. Atribuir um valor específico a esse direito de nomeação permite uma compreensão mais profunda do impacto financeiro e estratégico que essa associação pode ter em locais proeminentes, como estádios e arenas. Com isso, a valoração de um Naming Right guia decisões estratégicas, fortalece laços e impulsiona o crescimento em diversas esferas, logo, te ajuda a:
- Fornecer ao proprietário do espaço base sólida para maximizar suas receitas;
- Oferecer visão clara do retorno sobre investimento aos potenciais patrocinadores para decisões estratégicas e orçamentárias;
- Construir relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos;
- Estimular investimentos significativos e promover o desenvolvimento sustentável nos setores esportivo, cultural e de entretenimento;
- Aprimorar a experiência do público ao atrair marcas relevantes.
Conclusão
Nesse artigo, vimos que o valuation empresas busca determinar o valor da empresa levando em consideração todos os seus ativos, isto é, tanto o patrimônio imobilizado (bens tangíveis) quanto os bens intangíveis. Esses últimos são muito valiosos mesmo sem ter existência física. Muitas empresas possuem a maior parte de seu valor em ativos intangíveis, os quais não são refletidos nos balanços patrimoniais.
Por isso, a avaliação de ativos é importante para conhecer o valor real da empresa e existem diferentes métodos para isso. Tratamos, por exemplo, do Fluxo de Caixa Descontado, métodos de múltiplos Cost Approach, Market Approach e Income Approach. Essa avaliação é essencial para diversas situações, como fusões, aquisições, obtenção de financiamentos, PPA, etc.
Nesse artigo, também te mostramos casos que atestam o quanto conhecer o valor dos ativos intangíveis, como marcas, patentes e carteira de clientes, é fundamental para tomar decisões estratégicas e garantir o sucesso do negócio.
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