O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Valuation para o agronegócio: aumente o valor e a lucratividade da empresa agro

Valuation para agro: cálculo do valor da empresa do agronegócio
O “Agro é tech, agro é pop”, diz a campanha da TV Globo “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil”, com objetivo de destacar a importância e a modernização do setor agrícola no país.
De fato, o agronegócio se profissionaliza ano após ano e o cálculo do valor da empresa agro é parte importante da gestão madura e passo decisivo para a valorização do negócio.
O valuation pode ajudar a aumentar o valor e a lucratividade da empresa do setor agrícola, ou mesmo prepará-la para oportunidades de fusão e aquisição.
Entenda como todos esses benefícios podem ser conseguidos por meio do valuation para o agronegócio.
Valuation para o agronegócio
A avaliação da empresa pode ser aplicada a toda a cadeia do agronegócio, sendo especialmente útil aquelas que prestam serviços agrícolas como:
- indústrias de insumos agrícolas e fertilizantes;
- distribuidoras de insumos agrícolas e fertilizantes;
- empresas de transporte e comercialização de bens agropecuários, etc.
Contudo, é fundamental considerar que o valuation para o agro requer um rigor técnico considerável. Isso porque o cálculo do valor econômico-financeiro da empresa é baseado, principalmente, em seu potencial de geração de caixa no futuro.
Valuation para o agronegócio: o potencial da empresa em gerar caixa no futuro
Como dissemos, o cálculo do valor da empresa agro será feito com base em sua capacidade de produzir econômica e financeiramente no futuro.
No caso do agro, a apuração do potencial em gerar caixa, requer bastante expertise. Isso porque embora o setor agrícola seja resiliente, por outro lado, é um mercado muito variável.
Logo, tanto as projeções do fluxo de caixa, quanto o cálculo de seu valor presente, requerem muito mais cuidado. Contudo, a lógica do valuation para o agronegócio é a mesma já aplicada a outros segmentos empresariais, a saber:
-
1 – Apuração da geração de caixa pela empresa, considerando apenas sua própria operação e não fontes de financiamento; além de investimentos em ativos imobilizados (CAPEX) e no capital de giro operacional da empresa; assim como a depreciação, no caso de regime tributário Lucro Real.
-
2 – Projeção dos fluxos de caixa futuros em duas frentes: primeiro, quanto à capacidade de geração de caixa dentro de um período previsível, de 5 a 15 anos; e, depois, o valor da perpetuidade,isto é, o fluxo de caixa que a empresa produzirá por tempo indeterminado, após o horizonte de tempo de curto/médio prazo.
-
3 – Cálculo do valor presente desse fluxo de caixa projetado por meio da aplicação de uma taxa de desconto, que reflita o custo de capital necessário à manutenção da operação e/ou expansão da empresa.
-
4 – Apuração do valor da empresa, inclusive, com aplicação de diferentes taxa de desconto variáveis que reflitam o valor em perspectivas mais ou menos otimistas de mercado. Saiba mais sobre o método Fluxo de Caixa Descontado
As projeções do fluxo de caixa são realizadas a partir de informações econômico-financeiras da empresa agrícola e do próprio setor agroindustrial, bem como de outros que interfiram nele.
Quanto à taxa de desconto, em geral, é a média ponderada entre o custo de capital próprio (credores e acionistas) e o custo de capital de terceiros (financiamento, investimento), as duas fontes mais comuns de financiamento.
Mas, como já dissemos, no caso do setor agrícola essas definições requerem bastante profissionalismo considerando as próprias características operacionais do setor.
Sendo fundamentais, rigor técnico e expertise para o cálculo do valor da empresa.
Nesse sentido, a capacidade de analisar adequadamente a força dos ativos da empresa, especialmente a dos ativos intangíveis, é um grande diferencial no valuation.
Saiba como os ativos podem aumentar o valor da empresa agrícola
Os ativos da empresa, especialmente os intangíveis, têm enorme impacto no futuro econômico-financeiro das empresas, e pode ser um grande trunfo também no agronegócio.
Logística, eficiência e credibilidade são alguns dos itens que mais afetam o mercado agro. Na medida em que são considerados podem fazer a empresa valer mais.
Na sequência, detalhamos alguns dos ativos muito importantes dentro do agronegócio.
Marca
A marca é um dos mais poderosos ativos intangíveis de qualquer empresa devido ao seu impacto no market share.
A marca da empresa agrícola tem um peso ainda mais especial no valuation para o agronegócio pela própria característica do setor.
Em geral, no caso do agro, a relação comercial se baseia em vínculos de confiança construídas por anos a fio e a gestão da empresa agrícola fica profundamente vinculada às raízes da própria vida pessoal, no caso do produtor, por exemplo.
Por consequência, reputação tem um peso enorme no cálculo do valor da empresa agrícola.
Carteira de Clientes
O tipo de relação comercial dentro do setor agro chama também atenção para outro ativo valioso, a carteira de clientes.
Justamente pelas relações de fidelidade entre empresa e cliente, esse ativo é responsável por grande parte do valuation no agro.
Gestão e Governança Corporativa
A proximidade nos relacionamentos, marca valorosa no setor agrícola, não dispensa, contudo, a profissionalização da gestão.
A adoção de estratégias de Governança Corporativa, ainda que em níveis básicos, aumenta substancialmente o valor da empresa agro. Muitas organizações do segmento são familiares e é comum a tendência à informalidade.
Justamente por isso, as estratégias de governança são tão importantes.
Elas sinalizam ao mercado que a empresa não é apenas promissora, mas também transparente e estável.
A governança, de certo modo, diz ao mercado que a prosperidade construída pelas gerações anteriores ou atuais terão perenidade.
Outras questões, mais relacionadas aos ativos tangíveis, também diferenciam a apuração do valor da empresa agrícola, como:
- Infra-estrutura: Diferentes fatores estão implicados neste item, por exemplo, a qualidade das máquinas e equipamentos, logo, seu valor. Se isso afeta eficiência da empresa, mexe também com seu valor final. Outro exemplo é a maior ou menor dependência da empresa dentro da cadeia produtiva em que está inserida.
- Estrutura logística: Esse aspecto repercute no valor na medida em que o custo operacional de atendimento ao cliente está diretamente ligado a distância do prestador de serviço e a sua estrutura logística de atendimento.
Aumento do valor e da lucratividade no agro: bônus do valuation para o agronegócio
O aumento do valor da empresa agro e até de sua lucratividade podem ser considerados bônus do valuation porque seu objetivo primordial é responder à pergunta “Quanto vale minha empresa?”.
Contudo, o percurso para o cálculo do valor da empresa abre caminho para uma revisão completa de sua estratégia.
Em virtude de sua expertise, o avaliador oferecerá insigths a partir da análise das informações da empresa e do mercado durante o valuation.
Com eles, o empresário poderá incrementar seu processo de gestão e aumentar o valor da empresa.
Segundo Dejair Junior, da D&R Negócios, “é comum o empresário identificar melhorias que podem impactar sua lucratividade e, certamente, vão aumentar o valor da empresa num futuro valuation”.
Além disso, segundo ele, o valuation dará ao administrador do agro a noção exata do potencial de seu ativo intangível, uma riqueza nem sempre bem mensurada a ponto de ser suficientemente conhecida pelas empresários.
Além de permitir decisões estratégicas como já mencionados, conhecer o valor da empresa é muito importante para aproveitar oportunidades de M&A (Mergers and Acquisions), ou Fusões e Aquisições, em português.
Pode contribuir ainda em processos de separação societária, divisão de herança, negociação de benefícios junto a instituições bancárias e seguros empresariais.
Cálculo do valor com base em outras empresas do agrobusiness: como fazer ?
O cálculo do valor da empresa por meio da comparação com outras do mesmo segmento é muito comum e válido.
O método de Múltiplos, como é conhecido, tem a vantagem de refletir a realidade do mercado e geralmente é usado em apoio ao cálculo a partir do fluxo de caixa.
Nesse caso, a comparação é feita com empresas de capital aberto no Brasil e em mercados emergentes a partir de variáveis, como: faturamento, lucro líquido ou Ebitda, indicador de uso internacional para avaliação de desempenho operacional do negócio. Saiba como calcular o valor de uma empresa pelo EBITDA
Agora que você conhece a importância do valution para empresas do agronegócio já pode considerar os benefícios que a avaliação de sua empresa pode trazer para os resultados de seus negócios.
Somos especialistas em valuation, com mais de duzentas avaliações realizadas. Faça um orçamento personalizado conosco.
Mas se você ainda não estiver se sentindo seguro e quer saber mais sobre o assunto, então pode aproveitar esse conteúdo sobre Avaliação de Empreas (Valuation)
Este artigo tem 0 comentários