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Quero vender minha empresa: o que devo fazer?
João não tem sucessor. A empresa de Mário vive um momento de necessidade financeira. Paulo quer acelerar o crescimento do seu negócio. Júlio recebeu a proposta de um investidor e Rogério precisa se reposicionar num ambiente altamente competitivo. Todos esses empresários têm uma coisa em comum. Sabe o que é? Todos eles pensaram: “Quero vender minha empresa” buscando soluções para as suas necessidades. Objetivos pessoais, como mudança de segmento e oportunidades de mercado também costumam levar o dono a fazer essa mesma reflexão.
Se você é uma das pessoas que está pensando sobre isso, confira nosso artigo porque nele tratamos sobre o que fazer para vender uma empresa com êxito e segurança. Mas se chegou nesse material mesmo sem ter a intenção de venda, essa leitura também é para você e pode trazer bons insights ao seu negócio. Aproveite!
O que fazer para vender uma empresa?
A venda de uma empresa pode ser total ou parcial, então, a primeira decisão a tomar é se você permanecerá com parte dela ou não. Um dos casos que citamos anteriormente, o Júlio, por exemplo, fez a venda parcial do negócio e passou a ter um sócio para impulsionar sua empresa.
Muitas vezes, a decisão sobre o tipo de venda da empresa norteia a busca dos interessados. O negócio pode ser oferecido para muitos perfis de potenciais compradores, como clientes, fornecedores, concorrentes, fundos de investimento ou para investidores.
Ao anunciar a venda de uma empresa, é interessante prestar atenção em alguns pontos para que o negócio e a negociação não fiquem prejudicados. Vamos destacar dois deles que são: a oferta pelo valor correto do negócio e o cuidado para proteger a marca da superexposição.
Como se calcula o valor de uma empresa para venda
Conhecer o valor real da empresa é importante para você não perder dinheiro na venda e nem oferecer ao mercado por um preço pouco plausível, o que só vai afastar as oportunidades. O cálculo do valor de uma empresa é realizado por meio do valuation, um processo especializado de mensuração que considera os parâmetros do negócio e do mercado.
Em geral, o valor de empresas lucrativas é calculado com base na riqueza que a operação tem condições de gerar em médio prazo. O indicador usado para isso é o fluxo de caixa, projetado para os anos seguintes de acordo com os resultados históricos da empresa e as perspectivas do mercado. Esses valores projetados são trazidos depois a valor presente a partir da aplicação de uma taxa de desconto, que apresenta o risco do negócio e soma-se a ele o valor da perpetuidade.
O valor de uma empresa também pode ser medido em comparação com outros negócios muito semelhantes do mercado. Normalmente, o indicador usado para esse tipo de análise é o Ebitda.
Se a finalidade do valuation é a venda da empresa, seu objetivo é apresentar o negócio ao mercado com mais segurança. Esse percurso dará ao vendedor condições de responder com facilidade a uma pergunta comum em negociações de aquisição, isto é: “Com base em que você quer esse valor para sua empresa?”.
Insights com o valuation
Mas o percurso do valuation pode abrir um horizonte novo para o empresário, mostrando que o melhor momento para venda, na realidade, não é aquele. O percurso da avaliação econômico-financeira costuma mostrar pontos para otimização do negócio. Nesse caso, a implementação dessas melhorias pode incrementar o valor da empresa para fazer a venda mais tarde por um valuation mais atrativo.
A comprovação do valor da empresa pode até te ajudar a decidir se o tipo de venda que vale mais a pena é a parcial ou a total.
Em nosso portfólio, temos até um cliente que desistiu da venda da empresa depois de reconhecer o potencial dos ativos intangíveis dele. Veja o caso dele no vídeo ao lado.
Outros cuidados ao anunciar a venda de uma empresa
Se você quer vender a sua empresa, além de fazer o valuation você precisa prepará-la para isso. Desse modo, alguns cuidados são necessários, como:
1.Preparar as informações para disponibilizar ao mercado. Normalmente, os potenciais compradores querem saber sobre aspectos financeiros (como faturamento e lucro líquido), comerciais, de mercado e de recursos humanos; e até um pouco sobre a história da empresa e dos seus sócios. (Ver mais sobre Memorando de informações). Mais à frente, se a negociação avançar, provavelmente o comprador vai querer também uma diligência da empresa.
2. Criar caminhos para não expor a sua imagem e a do negócio ao ofertá-lo. O vazamento dessa informação gera especulações no mercado e isso atrapalha o processo e até o andamento do negócio. Assim, um dos caminhos usados para a proteção dessa identidade é só abrir o nome da empresa e outras informações mais sensíveis depois da assinatura de um Acordo de Confidencialidade.
3.Prepare-se para fazer a negociação driblando os fatores emocionais. Se você for para a mesa de negociação com a alma de dono, provavelmente, suas disposições emocionais vão atrapalhar o andamento das coisas. E, quando já houve sinalização de intenção de fechamento, é interessante oficializar isso numa carta de intenção de compra e venda (Memorando de Entendimentos).
4.Garanta um contrato de fechamento bem alinhado com o processo de negociação realizado. Se você está vendendo apenas parte das cotas ou ações, então preste atenção nas dicas do item da sequência.
Como não é fácil vender uma empresa sem nenhum tipo de apoio especializado, você pode contar com um apoio indireto, como aconteceu no caso do Júlio. Mas, se você toca a operação da empresa e não tem muito tempo livre, então, o melhor é contar com um profissional de fusões e aquisições para te ajudar de forma global, conduzindo o processo do começo ao fim.
Se você vai ter um sócio, lembre-se disso:
Se você vai vender a empresa para um futuro sócio, então, ambos precisam de garantias de operação da sociedade. Em outras palavras, é importante ter regras claras sobre os pontos fundamentais para cada parte. Estamos falando de combinados sobre muitos temas, como, por exemplo:
- alinhamentos culturais,
- direito a voto,
- remuneração dos sócios,
- regras de saídas futuras da sociedade,
- regras de contratação/demissão de funcionários,
- contratação ou demissão de parentes, etc.
Todos esses aspectos são registrados no acordo de sócios, um documento acessório ao contrato social e que tem validade jurídica. Um profissional especializado pode te ajudar a entender os parâmetros do mercado para esse acordo na área em que atua a sua empresa e contribuirá para os sócios chegarem no consenso até colocarem tudo no papel.
Conclusão
Nesse artigo, nosso objetivo foi mostrar alguns dos pontos fundamentais para quem precisa ou quer vender a empresa. Por isso, tratamos sobre a importância do valuation para oferecê-la ao mercado pelo valor correto. Indicamos também algumas providências que você precisa tomar para ter sigilo e mais sucesso no processo de oferta ao mercado e de negociação. E, como no processo, você tanto pode optar por vender 100% da empresa ou apenas uma parte das cotas, então, trouxemos algumas informações sobre o acordo de sócios, um documento que pode dar mais estabilidade à sociedade empresarial. Além disso, também deixamos alguns casos no meio do texto para te ajudar a tomar decisões. Se precisar de ajuda com valuation, fusões e aquisições ou acordo de sócios, é só falar conosco!
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