skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Análise de empresas: seis itens para aumentar o valor de mercado

Análise De Empresas: Seis Itens Para Aumentar O Valor De Mercado

Pensar em como melhor o valor de mercado de sua empresa é fundamental para mantê-la competitiva. Naturalmente as pesquisas de mercado e a atenção as relações de oferta e demanda são itens imprescindíveis para isso. Mas mostramos que a  avaliação econômico-financeiro (valuation) pode contribuir para esse tipo de análise de empresas.

E, com base nossa experiência com avaliação de empresas, listamos seis itens que muito tem contribuído para aumentar o valor de mercado das empresas. Confira !

1 – Faça uma avaliação realista sobre sua força no mercado

Ter uma marca forte é fundamental. Mas o empresário precisa considerar que o valor de uma empresa é medido pelos seus números atuais e pela projeção do futuro de seu crescimento. Logo, são necessárias estratégias que garantam sua força em médio e longo prazos. Conhecemos marcas fortes, num momento, superadas por concorrentes antes insignificantes. Isso porque eles conseguiram mais eficiência e menor custo na produção, melhoraram o processo de vendas e qualificaram a equipe. E, desse modo, alavancaram sua competitividade e, por consequência, sua posição no mercado. Por isso, as ações de análise de empresas precisam ser realistas.

 2 – Realize um planejamento estratégico para o ano

A falta de planejamento estratégico é altamente prejudicial. O empresário precisa de informações concretas, lógicas e organizadas. Isso evita que tome decisões a partir de parâmetros equivocados. Assim como diminui as chances de decidir apenas com base na intuição. Além disso, reduz o perigo de embarcar em um cenário mental ilusório, construído por falta de dados e fatos. Por isso, planejamento é outro item essencial que deve entrar no check-list das análises de empresas.

3 – Contemple investimentos em sua equipe

Outro cenário que precisa de realismo é o das práticas de gestão. Conhecemos gerentes supereficientes em resultados financeiros que perdem vendedores de qualidade por falta de tato. Em suma, o relacionamento com os colaboradores requer estratégias básicas. Algumas delas são:

  • Criação de espaços para diálogo e troca de informações;
  • Ações de qualificação permanente;
  • Estratégias de formação de profissionais para posições-chave da empresa;
  • Uso de ferramentas administrativas básicas, como planos de cargos e salários.

Dentro de um cenário de análise de empresas, quanto o assunto é relacionamento interno sempre existem preocupação e tabus. Mas a área de avaliação de empresas mostra que a gestão pode sim impactar muito o valor da empresa.

4 – Analise sua situação contábil

Certifique-se de que o regime tributário adotado é o mais vantajoso para sua empresa. Isso evita pagar mais imposto do que deveria. Fale com seu contador para comparar os regimes existentes e avaliar a melhor escolha.

Observe também se todos os impostos devidos têm sido pagos. Impostos em aberto podem ser problema caso precise vender sua empresa, por exemplo. Além, é claro, de evitar o risco de cair na “malha fina”.

5 – Planeje os investimentos com cuidado

Sem riscos não há crescimento, naturalmente. Desse modo, fazer aporte de capital para financiar o negócio faz parte da rotina de muitos empresários. Só que a falta de capital de giro e o endividamento são causas comuns de problemas para as empresas. Quando as decisões nessa área são mais lúcidas e menos emocionais, menor é o risco de que a possível solução financeira vire outro problema.

6 – E como esperamos prosperidade…

…lembramos que até para crescer é preciso cautela. O crescimento impacta disponibilidade de capital de giro para fomentar e manter o aumento da produção. Impacta ainda a gestão interna. Afinal, pode ser necessário aumentar a equipe, e descentralizar atividades e decisões. Assim, tudo isso precisa ser previsto e planejado para que seu crescimento seja saudável, sustentável e perene.

Agora que você já viu quantas conclusões podemos tirar a partir da avaliação de empresas, que tal fazer um valuation e saber quanto sua empresa vale e quais pontos podem ser melhorados para ela valar mais no mercado? Entre em contato conosco .

 Confira Avaliação de empresas (valuation) ou Empresas à venda ou Nosso Investidor Procura

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top