skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Valor de empresas e os detalhes que o impulsionam

Valor De Empresas E Os Detalhes Que O Impulsionam

Já pensou nos detalhes que podem estar impactando o valor da sua empresa? Sim, porque o valor de empresas no mercado normalmente é afetado por detalhes operacionais, comerciais e financeiros simples. Isso fica muito evidente quando se realiza uma avaliação de empresa (valuation). Como para mensurar o valor de empresas é fundamental levantar informações estratégias par o negócio, a análise dos dados acaba por demonstrar mais do que o valor da empresa. Aparecem também outros inúmeros aspectos que impactam o valor de empresas. Assim, nesse post vamos destacar detalhes da área financeira, operacional, e comercial.

Valor de empresas: cinco dicas de gestão financeira para estar atento

A avaliação gera indicadores importantes para a gestão financeira por fazer um levantamento de dados dessa área Gestão Financeirana empresa. Por um lado, pode ajudar o empresário a visualizar as áreas mais e menos vantajosas da empresa. Mas a experiência na área de avaliação de empresas tem demonstrado que a melhoria no controle financeiro é uma das necessidades mais recorrentes entre as empresas. E a realização desse tipo de controle pode valorizá-la no mercado. Possuir um rigoroso controle financeiro é algo muito bem visto pelos investidores, por exemplo.

Por isso, elencamos alguns pontos em que as empresas falham com mais recorrência na gestão financeira e, ao mesmo tempo, que representam os itens básicos mais importantes nessa área.

  • Planilha de controle financeiro

Desse modo, pode-se contar com relatório de receitas e despesas para a análise do desempenho da empresa. Claro que é importante garantir que tudo seja lançado devidamente e periodicamente.  Esses dados podem constituir a memória de informações financeiras.  Há, inclusive, plataformas na Internet para ajudar no controle financeiro.

  • Detalhamento dos itens da receita e margem financeira

Assim é possível reconhecer quais produtos ou serviços tem maior receita. É fundamental ainda detalhar a lucratividade de cada produto ou serviço para verificar o que oferece a maior margem e também para certificar-se de que estejam sendo tão lucrativos quando se imagina. É bem comum que, na ponta do lápis, depois da dedução de custos, o empresário perceba que seu lucro não foi tão grande quanto o imaginado.

  • Detalhamento dos centros de gastos

Controle financeiroOs gastos de uma empresa podem ser divididos basicamente em: impostos; custos com produção; e despesas. As últimas com variadas as áreas como administrativa, financeira, comercial, operacional e despesas salariais, caso não tenham sido computadas nos custos de produção.

É essencial que a planilha de controle financeiro esteja organizada por centro de gastos para facilitar a análise. Do ponto de vista macro, isso beneficia a percepção das áreas da empresa com gastos mais altos e permite pensar em readequações como, por exemplo, a otimização de despesas ou alteração de Regime Tributário.

Já em sentido estrito, facilita a análise de cada centro de gastos para checagem das informações por área quanto ao detalhamento e a objetividade. A previsão dos custos de um produto ou serviço é um dos pontos que merece analise mais cuidadosa. O esquecimento da inclusão ou o lançamento incompleto podem levar o empresário supor uma lucratividade maior para um produto ou serviço do que a realidade. Se isso os dados estão organizados fica mais fácil reconhecer detalhes que faltam.

  • Importância do Relatório de Fluxo de Caixa

Tanto quanto o controle de receitas e despesas, a planilha de Fluxo de Caixa precisa contabilizar a entrada e saída de recursos da empresa. E verificar quais são seus investimentos e sua necessidade de capital de giro para administrar a empresa. Se o Regime Tributário adotado for o Lucro Real, é importante somar a depreciação ao fluxo de caixa da empresa.

  • Necessidade de prazos definidos para análise dos relatórios

Isso garante a rotina de análise dos dados porque, além de possuir relatórios organizados, é fundamental avaliá-los.

Embora sejam dicas simples, durante o processo de valuation, o avaliador costuma se deparar com a falta de controle financeiro das empresas.  Embora não afete diretamente o valor de empresas, a organização das finanças previne riscos e mantém a empresa segura para aproveitar oportunidades.  Se de um momento a outro, o empresário quiser vender para aproveitar a valorização do seu segmento ou mesmo se precisar de um sócio, por exemplo, contas organizadas serão um atrativo e até um diferencial. Existem, inclusive, boas ferramentas disponíveis atualmente na Internet para facilitar a gestão financeira, então não há desculpa para não realizá-la.

Valor de empresas: os cinco pontos operacionais que podem destacá-las

Gestão operacionalOs pontos mais comuns destacados nos laudos de avaliação como sugestões de melhoria à área de produção das empresas poderiam ser resumidos nos seguintes itens, a saber:

1. Necessidade de aproveitar melhor a capacidade produtiva da empresa

Essa providência pode dar às empresas a possibilidade de atender melhor às demandas do mercado e de se tornarem mais competitivas, reduzindo os custos proporcionalmente.

2. Avaliar a produtividade de sua empresa

Isso para otimizar a relação entre produção, tempo e qualidade.

3. Observar a qualidade dos equipamentos

Bons equipamentos impactam quase todos os itens da nossa lista. Já conhecemos empresas que se enfraqueceram no mercado devido à tecnologia obsoleta. Afinal isso diminuía a produtividade e aumentava os gastos com manutenção e equipe.

4.Verificar adequação dos prazos

O período de produção e a data de entrega podem ser os diferenciais competitivos de sua empresa, então é importante avaliar se seus prazos são atrativos.

5.Analisar os custos de produção

Na avaliação de empresas, cuja metodologia estabelece comparações com outros casos, chama atenção que algumas empresas operem com custos de produção acima do padrão do mercado. Por isso, valor de aluguel, mão-de-obra, matéria-prima, e manutenção de equipamentos, por exemplo, precisam ser bem analisados.

Melhorias na área de produção otimizam o desempenho comercial e aumentam o valor de empresas mercado. Mas também vamos falar de detalhes comerciais propriamente ditos que também impactam o valor de empresas.

Conheça os detalhes comerciais que também impactam o valor de empresas

Será que a gestão comercial de sua empresa está contribuindo para ela valer mais no mercado ? Nossa experiência com avaliação de empresas aponta que alguns detalhes podem fazer muita diferença no seu desempenho comercial e impactar seu valor.

Gestão ComercialOs resultados comerciais de uma empresa bem-sucedida da área de esportes e lazer, por exemplo, eram muito bons. Mas no momento em que foi realizada a avaliação conclui-se que escondiam aspectos imprescindíveis para melhorar o crescimento da empresa. Os dados mostraram que o representante comercial com maior volume de vendas apresentava resultado abaixo do potencial do Estado onde atuava em nome da marca.

Do mesmo modo, a análise do desempenho de outros representantes comerciais demonstrou que o êxito comercial deles estava ligado a grande volume de vendas para poucos clientes. Dessa forma, faltava pulverização, embora houvesse muito espaço comercial a explorar.

Em suma, o volume de vendas dos representantes comerciais “enchia os olhos”, mas, na realidade, não estava suficiente. Em suma, a atuação deles era pontual demais para o potencial da empresa. Assim, era necessário incorporar mais pontos de venda.  Isso não só lhe daria mais autonomia, por diminuir o risco de vender para poucos clientes, como também impactaria seu valor no mercado. Portanto, trata-se de um caso bastante ilustrativo de como detalhes comerciais podem impactar o valor de empresas.

Alguns detalhes a mais sobre avaliação de empresas

O valor de empresas pode ser mensurado pela avaliação para atender a diversas necessidades. Os empresários podem querer conhecer o valor de empresas para tomar decisões de investimento mais maduras. Conseguirá analisar, por exemplo, se deve aplicar recursos financeiros em seu próprio empreendimento ou em um novo. Se prefere apostar na própria empresa, por certo, a avaliação ajudará a  ter precisão quanto ao que é “caro ou barato” para um investimento, amenizando riscos.

Podem ainda descobrir o valor de seus ativos e a observar detalhes que podem melhorar a rentabilidade da organização, como mostramos anteriormente. De maneira que essas melhorias possam aumentar sua lucratividade no curto, médio ou longo prazo. É ainda uma maneira de ter equidade em processos de compra e venda de empresas, na fusão de empresas ou na separação de bens ou entre sócios. E também, traz diversos benefícios na movimentação do negócio como um ativo de mercado, ajudando no planejamento corporativo. Em resumo, deve-se avaliar uma empresa quando:

  • Existe a necessidade de compra / venda do negócio;
  • Há movimentação de entrada e saída dentro da sociedade;
  • Há movimento de operações voltado ao mercado de ações (IPO’s);
  • Há necessidade periódica de avaliação para ciência de valor de mercado.

Dentro deste cenário, algumas metodologias são aplicadas na avaliação, você pode conhecê-las clicando aqui.

Quer saber mais sobre avaliação de empresas ou quer fazer uma avaliação ? Solicite um contato.

 Se você se interessou por esse assunto, talvez também queria saber mais sobre avaliação de empresa (valuation).  Entre em contato conosco  ou consulte nossos posts:

Mas se você quiser saber também como a gestão de pessoas pode impactar o valor de empresas, não perca também nosso artigo Empresa: valor de mercado aumenta com gestão de pessoas.

 

Dejair Baptista de Paula JuniorAvaliação de empresas

Sócio-diretor da D&R Negócios

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top